Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h40 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h25

Índice de Artigos

A missão da Biblioteca do Ifes – Campus Vitória é facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração do Ifes.

A Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o intercâmbio de informações entre acervos das bibliotecas em nível internacional. O acesso e a consulta ao material catalogado são livres e abertos ao público em geral. O empréstimo domiciliar é restrito apenas à comunidade do Ifes. Para pesquisa do material informacional, o usuário dispõe de terminais de consulta localizados no 1º andar da Biblioteca. A consulta também pode ser feita via internet. O sistema de Biblioteca Pergamum também possibilita ao usuário a renovação e reserva de material informacional.

Acervo

A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 22150 títulos e 52460 exemplares e atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade externa. Fazem parte do acervo os seguintes materiais informacionais: livros; revistas; fitas de vídeo; CD-ROMs; DVDs; Normas técnicas impressas e online; dentre outras fontes de informação de variadas áreas do conhecimento, com ênfase nos cursos ofertados no campus.

Para registro, descrição e recuperação dos materiais no catálogo informatizado utiliza-se os padrões e formatos nacionais e internacionais: Código de catalogação Anglo-americano (AACR2); Formato Marc 21; Classificação Decimal de Dewey (CDD); Lista de Autoridades da FGV, Biblioteca Nacional e LC (Biblioteca do Congresso Americano), que são integrantes da Rede Pergamum.

Infraestrutura

No térreo, funcionam a Coordenação da Biblioteca, guarda-volumes, setor de circulação de materiais, Setor de Processamento Técnico e Hemeroteca (periódicos e normas técnicas), Setor de Restauração, Sala de Memória, cabinas para monitoria, área para consulta e estudo, sala para Pesquisa do Portal Capes e sala de acesso à internet (micródromo). No primeiro andar estão o Setor de Referência (pesquisa), multimeios, cabinas para estudo em grupo, cabinas para estudo individuais, acervo de livros, área para consulta e estudo.

Bibliotecasvirtuais

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página