Projetos de Extensão
Índice de Artigos
Aqui estão descritas as ações de Extensão (Programa – Projeto – Curso – Evento – Produto – Prestação de Serviço) desenvolvidas pelos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).
Consultando o Currículo Lattes de cada professor, ou o Sistema de Registro e Emissão de Certificados (https://src.ifes.edu.br/) no link ‘Acesse a Área Pública’, é possível conhecer as Ações de Extensão cadastradas no Ifes.
Evento: Seminário: Formação Integral: reflexões sobre a práxis ético-política dos educadores na EJA/EPT
Descrição: Promover reflexões sobre os princípios da formação humana na EJA EPT.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Seminário: Práticas docentes na EJA Integrada: momentos de escutas de docentes e discentes-Parte II
Descrição: Promover reflexões sobre praticas docentes na EJA EPT.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Oficina: Eu e o outro-alteridade e hospitalidade na socialização de estudantes da EJA- fundamental de Domingos Martins.
Descrição: Promover reflexões sobre processos de socialização e hospitalidade.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Seminário : Práticas docentes na EJA Integrada: momentos de escutas de docentes e discentes-Parte I
Descrição: Promover reflexões sobre as práticas docentes na EJA EPT.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado.
Descrição: Promover reflexões sobre praticas pedagógicas na EJA EPT.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Seminário: Reflexões sobre práticas docentes na EJA Integrada
Descrição: Promover reflexões sobre práticas docentes na EJA EPT.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Seminário : Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em operadores de computador no campus Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominado : Operado de computador a ser ofertado por professores do campus Guarapari. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto : Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas no curso FIC - eletricista instalador predial de baixa tensão, Ifes, campus Vitória.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominados Operadores de computadores e eletricistas instaladores de baixa tensão, a serem ofertados por professores do campus Serra e Vitória respectivamente.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em eletricista de baixa tensão no campus Serra.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão do curso de formação inicial e continuada - FIC, denominado : soldador e caldeiraria a ser ofertado por professores do campus Guarapari. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. O espaço da biblioteca deverá compor o objeto de estudos para fins de definição de estrategias de acolhimento e para potencializar o processo de produção do conhecimento. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e êxito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.
Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas no curso FIC - eletricista instalador predial de baixa tensão, Ifes, campus Vitória-ES.
Descrição: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas no curso FIC ? eletricista instalador predial de baixa tensão, Ifes, campus Vitória-ES.
Vigência: 2022 - Atual.
Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas no curso FIC - eletricista instalador predial de baixa tensão, Ifes, campus Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal do seminário: EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado será refletir sobre as práticas docentes na oferta do curso de eletricista instalador predial de baixa tensão, Ifes, campus Serra-ES. A metodologia utilizada diz respeito a realização de rodas de conversas com participação de professores, gestores e discentes a partir da apresentação dos registros das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre junto a estudantes da EJA fundamental de Serra.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Afroturismo: caracterização das manifestações culturais afro-brasileiras e africanas no município da Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal desta proposta diz respeito a realização de estudos e pesquisas para caracterização das manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana no município da Serra-ES, que numa primeira etapa mobilizará a atuação de professores e estudantes dos cursos técnicos integrados em guia de turismo e hospedagem além de professores e estudante do programa de educação profissional e tecnológica - ProfEPT. Na sequência, os resultados dos estudos e pesquisas serão apresentados para avaliação e validação junto a estudantes, professores e gestores pedagógicos da EJA fundamental de escolas da Serra-ES. Avaliados e validados os resultados dos estudos e pesquisas sobre as manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana nos municípios da Serra, dar-se-á a produção coletiva do caderno pedagógico sobre a temática com a participação dos pesquisadores envolvidos. Por fim, o caderno pedagógico será apresentado na segunda oficina de validação do produto educacional de estuante do programa de mestrado no ProfEPT. O caderno pedagógico sobre as manifestações culturais afro-brasileira e africana na Serra será disponibilizado para estudantes além de orientar a produção de roteiros turísticos para potencializar a atuação profissional dos guias de turismo.
Vigência: 2022 - Atual.
Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas no curso FIC - agentes de operações em meios de hospedagens- STA. LOEPOLDINA-ESador predial de baixa tensão, Ifes, campus Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal do seminário: EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado será refletir sobre as práticas docentes na oferta do curso de AGENTES DE OPERAÇÕES EM MEIOS DEHOSPEDAGENS. A metodologia utilizada diz respeito a realização de rodas de conversas com participação de professores, gestores e discentes a partir da apresentação dos registros das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre junto a estudantes da EJA fundamental de Santa Leopoldina-ES.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em soldador e caldeiraria no campus Guarapari-ES.
Descrição: Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em soldador e caldeiraria no campus Guarapari-ES.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominado : soldador e caldeiraria a ser ofertado por professores do campus Guarapari.. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto : Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em operações de computadores Ifes campus Serra.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominados Operadores de computadores e eletricistas instaladores de baixa tensão, a serem ofertados por professores do campus Serra e Vitória respectivamente. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas aos campis do IFES, durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e êxito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade em especial, por meio das escolas e das comunidades locais, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Araçatiba, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Domingos Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Retiro, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Domingos Martins Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Metodologias inovadoras na execução e monitoramento projetos de formação inicial continuada de educadores(as) e estudantes na modalidade EJA-EPT.
Descrição: O projeto de pesquisa e inovação está associado ao conjunto de ações que fazem parte do projeto: "Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos".
Vigência: 2020 - Atual.
Curso: Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT.
Descrição: Será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Moodle 3.1. O Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT, tem por objetivo principal formar profissionais da educação com capacidade para atuar na confluência de modalidades educacionais de forma proativa. O curso leva em consideração as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional integrada à básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos desse campo devem ser pensados.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de monitoramento e permanência em cursos de formação inicial continuada.
Descrição: Entende-se como monitoramento o acompanhamento analítico das ações executadas, auxiliando na identificação e análise de informações relacionadas à execução do projeto e a tomada de decisões. Desta forma, este procedimento uma vez adotado irá possibilitar o acompanhamento das fases de implementação do projeto de oferta de cursos de formação inicial- FIC, em questão, assim como a explicação de seu desempenho e resultados obtidos. Buscaremos o acompanhamento dos cursos ofertados, sobre a adequação das estratégias e sobre as influências favoráveis e desfavoráveis relacionadas às ofertas, sobre os resultados esperados e alcançados, na perspectiva de ampliar a capacidade da equipe executora em compreender a realidade e atuar de maneira eficiente para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes na realização e conclusão dos cursos de formação inicial continuada, ofertados nos municípios de Vitória, Serra, Guarapari, Santa Teresa, Domingos Martins e Santa Leopoldina, ES.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de pesquisa extensão: Caracterização da oferta e demanda turística de Santa Leopoldina-ES.
Descrição: Identificação e caracterização da oferta turística de Santa Leopoldina para fins de apontar diretrizes à elaboração do plano de desenvolvimento turístico do município.
Vigência: 2019 - Atual.
Projeto: Ações compartilhadas: empreendedorismo turístico em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Projeto de extensão relacionado à proposta de revisão do inventario turístico da cidade de Santa leopoldina seguido da definição de diretrizes ao plano de desenvolvimento turístico.
Vigência: 2018 - Atual.
Evento: 1ª Feira de Turismo do Ifes-Campus Vitória
Descrição: Atividade de promoção e divulgação do curso técnico integrado de guia de turismo do Ifes-Campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.
Evento: II Semana de Turismo Ifes Campus Vitória
Descrição: Atividade de ensino, pesquisa e extensão voltada para a promoção do processo de ensino-aprendizagem e formação profissional dos estudantes do curso técnico integrado em guia de turismo do Ifes, campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: Coletivo Pela Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania.
Descrição: Através de metodologias participativas, o programa de extensão denominado: Coletivo Pe-la Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania, é o embrião de uma proposta que se pretende inovadora no campo da relação ensino, pesquisa e extensão. Os princípios e valores desta proposta de atuação e intervenção estão alicerçados na interdisci-plinaridade, interprofissionalidade, na interculturalidade, no pluralismo e no exercício da ci-dadania. As iniciativas voltadas para o propósito da formação continuada através do ensino e da pesquisa estarão alicerçadas em atividades diversas com base nos princípios da mobi-lização para a efetiva participação social em ações compartilhadas comprometidas com a transformação social. A partir da produção e realização de atividades socioeducativas, cultu-rais, recreativas, de lazer e formação para a vida e o trabalho, buscar-se-á promover a inte-gração e cooperação entre os mais diversos entes sociais. Nesta perspectiva, a realização de em cursos, minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, eventos, estudos orientados em atividades cientificas, atividades associativas, além da vinculação à outros projetos de extensão e de pesquisa são algumas das ações voltadas para à promoção humana e a emancipação cidadã no viés do protagonismo social.
Vigência: 2017 - Atual.
Projeto: Formação de Agentes da Sustentabilidade Socioambiental
Descrição: Projeto de Extensão em parceria com a PM Vitória (Seme).
Vigência: 2014 - Atual.
Programa: Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID Sub Projeto Matemática do Campus Vitória
Descrição: Projeto de Extensão, com financiamento da CAPES e desenvolvido em parceria com escolas da Educação Básica da Grande Vitória com a finalidade de promover a iniciação à docência para os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifes-campus Vitória.
Vigência: 2014 - Atual.
Programa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Edital PIBID 2020
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Espírito Santo visará atender a sete licenciaturas distribuídas em distintos campi dessa centenária instituição, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Pedagogia, Física e Geografia. Nessa perspectiva de atuação, o projeto institucional pretende alcançar o seguinte objetivo geral: Proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura do Ifes inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, promovendo a formação de professores em nível superior a partir de uma aproximação prática com a realidade educacional e com as demandas direcionadas aos componentes curriculares relacionados neste projeto a fim de diminuir a dicotomia teoria e prática. Para tanto, delineamos estratégias que visarão contribuir no êxito deste projeto. São elas: Preparação e inserção dos bolsistas de iniciação a docência no ambiente das escolas parceiras. Serão realizadas as atividades de caráter diagnóstico e de planejamento; Desenvolvimento/implementação das ações dos bolsistas, com apoio, orientação e assessoramento do supervisor e coordenador de área; Sistematização e divulgação científica dos conhecimentos produzidos. Cada uma das três estratégias contará com ações visando ao alcance dos objetivos deste projeto institucional. O projeto institucional foi concebido de forma orgânica e interativa, articulando tanto os subprojetos do Pibid quanto os núcleos de residência pedagógica, considerando os avanços e desafios apontados nos relatórios institucionais anteriores. Para assegurar a articulação entre os subprojetos, foram realizadas reuniões conjuntas entre futuros coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica. Tais diálogos foram orientados pelos documentos oficiais nacionais, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Vigência: 2020 - 2022.
Programa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Edital Capes nº 07/2018
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Espírito Santo visará atender a oito licenciaturas distribuídas em distintos campi dessa instituição, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Pedagogia, Física e Geografia. Pretende alcançar os seguintes objetivos: Objetivo geral: Promover a formação de professores para a educação básica em nível superior a partir de uma aproximação prática com a realidade educacional e com as demandas direcionadas aos componentes curriculares relacionados neste projeto a fim de diminuir a dicotomia teoria e prática ainda presente nos cursos de licenciatura. Objetivos específicos: Incentivar a formação de professores em nível superior para a educação básica; Contribuir para a valorização do magistério; Articular ações entre as instituições de ensino superior e as escolas da educação básica visando a formação do futuro professor dos componentes curriculares que compõe os núcleos de iniciação à docência deste projeto; Elevar a qualidade da formação do professor em nível superior a partir da articulação entre teoria e prática; Inserir os licenciandos no cotidiano das escolas das redes públicas de educação para que vivenciem as rotinas, as demandas e os espaços que constituem a docência; Criar, elaborar e planejar experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar a partir da diagnose das situações desafiadoras identificadas nos processos de ensino-aprendizagem, a partir da imersão da realidade escolar e do conhecimento de outros espaços com potencial educativo; Aproximar o professor da educação básica da formação dos licenciandos mobilizando-o como co-formadores dos futuros docentes, envolvendo as escolas parceiras no processo de formação inicial para o magistério dos estudantes dos cursos de licenciatura envolvidos neste projeto. O Pibid, que tem como meta integrar teoria e prática, constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos essenciais ao exercício profissional. A inserção e a permanência dos bolsistas nas escolas requerem ações distribuídas em três etapas: I. Preparação e inserção dos bolsistas de iniciação a docência no ambiente das escolas parceiras, serão realizadas as atividades de caráter diagnóstico e de planejamento; II. Desenvolvimento/implementação, com apoio, orientação e assessoramento do supervisor e coordenador de área; III. Sistematização e divulgação científica dos conhecimentos produzidos. Cada uma das três etapas contará como ações visando ao alcance dos objetivos deste projeto institucional.
Vigência: 2018 - 2020.
Doutora Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Projeto: EXPERIMENTANDO O USO DOS MULTIMEIOS DIDÁTICOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Descrição: O projeto Experimentando o uso dos Multimeios didáticos em uma escola de ensino fundamental tem como objetivo promover um intercâmbio de ideias e conhecimentos entre os estudantes do Curso Técnico em Multimeios Didáticos e Professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vitória - ES. A inserção das tecnologias da informação e comunicação e dos multimeios didáticos fazem parte do cotidiano escolar, porém muitas vezes o seu uso pode ser desafiador, seja devido a questões operacionais ou até mesmo aquelas relacionadas a construção didático-pedagógica. Com o surgimento da Pandemia da Covid-19, as escolas de ensino fundamental tiveram que se adaptar e o desafio tornou-se ainda maior devido ao uso dessas tecnologias por professores que muitas vezes não têm familiaridade com a Educação a distância. Os estudantes do curso técnico subsequente em Multimeios Didáticos do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR) desenvolvem, a partir das disciplinas do curso, habilidades e conhecimentos que visam auxiliar no uso e desenvolvimento dos multimeios didáticos no cotidiano escolar. O intercâmbio entre o conhecimento adquirido por esses estudantes no curso e a prática pedagógica desenvolvida por professores em uma escola, atende às diretrizes da extensão, promovendo a partir do diálogicidade Ifes-sociedade a possibilidade de mudanças nas duas instituições envolvidas. Desta forma, este é um projeto piloto que buscará incentivar a prática extensionista em um curso técnico EaD.
Vigência: 2021 - 2021.
Curso: O uso das Representações Visuais na Educação
Descrição: O objetivo deste curso é ensinar os profissionais da educação a utilizar as representações visuais na construção de materiais didáticos e em aulas expositivos/dialogadas. As representações visuais poderão ser utilizadas nas modalidades de educação presencial e a distância, oferecendo conhecimentos e condições que potencializam o planejamento e a construção de recursos educacionais por meio da representação visual. A técnica utilizada para o desenvolvimento desta habilidade será o pensamento visual.
Vigência: 2019 - 2019.
Projeto: Acompanhamento Técnico Pedagógico do Centro de Educação Tecnológica da Prefeitura Municipal de Timóteo
Descrição: Este projeto de extensão tem como finalidade estabelecer as condições para que o CEFET-MG e o Município contribuam de forma significativa para 1) Consolidar o processo de cooperação técnica entre o CEFET-MG e o Município, pretendendo contribuir de forma significativa para o desenvolvimento tecnológico no âmbito regional de influência do município; 2) dar continuidade à operacionalização do CET-Timóteo/CEFET-MG.
Vigência: 2006 - 2007.
Doutora Marcia Gonçalves de Oliveira
Projeto: Moocs de Lovelace - Curso Híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0
Descrição: O projeto Moocs de Lovelace - Curso Híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0 representa um conjunto de ações de popularização da Ciência da Computação desenvolvidas pela Corte de Lovelace para iniciação tecnológica e chamada de meninas do Ensino Fundamental e Médio para as carreiras de computação. Essas ações visam promover um ensino híbrido, aberto, massivo e inclusivo por meio de tecnologias de Moocs e metodologias ativas para desenvolvimento de competências tecnológicas e socioemocionais nos processos de ensino e aprendizagem de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional.Como principais diferenciais do projeto destacamos: as parcerias com a secretaria de Educação para expansão do projeto em escolas da rede estadual do Estado do Espírito Santo e para formação de professores da Educação Básica em Pensamento Computacional, Programação e Robótica; e a promoção do estágio dirigido para formação e encaminhamento profissional de estudantes com bons desempenhos no curso.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Moocs de Lovelace no Ensino Híbrido e Online de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação
Descrição: O projeto é uma ação de popularização da computação para Meninas do Ensino Fundamental e Médio promovida pelo grupo Corte de Lovelace, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto trata de uma extensão baseada em Mooc do curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional realizado pela Corte de Lovelace nos anos de 2019 e 2020. Nessa nova versão de curso, já considerando um contexto de Pandemia com ensino remoto, a parte online será desenvolvida em ambiente virtual de aprendizagem baseado em Mooc sem tutoria e a parte presencial (ou remota), em espaços educacionais físicos ou remotos de pólos da Universidade Aberta e a Distância (UaB). O curso será oferecido para alunas das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) do interior do Estado do Espírito Santo com mediação de professores conteudistas, instrutores (tutores) e monitores sob supervisão de um multiplicador. A ação é promovida pelo grupo Corte de Lovelace, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do programa Agenda Mulher da vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. (Projeto do EDITAL IFES/SETEC 03/2020 DE APOIO À INICIAÇÃO TECNOLÓGICA).
Vigência: 2021 - 2022.
Projeto: A Escola de Inovação de Vitória,ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (re)inventando a Educação
Descrição: O Centro de Ciência, Educação e Cultura - Escola de Inovação de Vitória - ES, por meio de seu acervo composto por equipamentos modernos de prototipagem de produtos, associando o uso de metodologias ativas nos processos de criação e desenvolvimento, propõe avançar no ensino de programação e robótica com a formação de equipes, que além de participarem de torneios, estarão envolvidas desde os processos de fabricação digital até às construções de soluções robóticas em abordagens de aprendizagem ativa. Uma proposta educativa que acontecerá em espaços virtuais e oficinas presenciais/remotas, em modelo híbrido, por meio da qual as equipes discutirão alternativas e estratégias, planejarão o design e desenvolverão simulações de projetos robóticos utilizando plataformas digitais. As equipes serão acompanhadas e orientadas por professores e monitores, a realizarem o trabalho de forma colaborativa, ativa e prática. A ideia é promover o desenvolvimento das competências para o século XXI criando um ambiente de aprendizagem lúdico e criativo que estimule os estudantes a formarem equipes podendo culminar com a participação em torneios estaduais e nacionais de robótica. (CHAMADA PÚBLICA IFES Nº 01/2021 - PROJETO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO).
Vigência: 2021 - 2022.
Projeto: Projeto de Extensão no 2774 - ProgramaKids: Apresentando a programação para as crianças
Descrição: Atualmente o pensamento computacional compõe a lista de habilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania, visto que a presença da tecnologia em nossas vidas é uma realidade. As crianças passaram a perceber o mundo por meio de dispositivos eletrônicos, que proporcionam conhecimento, entretenimento e socialização. Percebe-se a curiosidade das crianças pelo funcionamento dos elementos digitais tão presentes em sua rotina. O estímulo desses interesses pode ser alcançado pela introdução da programação de computadores na infância, motivando o aumento no interesse de profissionais pela área de Computação e a diminuição da significativa disparidade de gênero nas áreas tecnológicas. Nesta direção, desenvolvemos um curso de programação online, gratuito e em português, com foco no público infantojuvenil (de 7 a 13 anos de idade) do ensino fundamental, que será publicado na plataforma de Cursos Abertos do IFES, no formato MOOC.
Vigência: 2021 - Atual.
Projeto: Moocs de Lovelace e de Mary Keller: Espaços Virtuais de Formação em Computação Criativa na Perspectiva da Educação Científica
Descrição: Este projeto representa um conjunto de ações de popularização da ciência computação através do desenvolvimento de Moocs ( Massive Open Online Courses Cursos Online Abertos e Massivos) para Formação de Professores em Introdução à Computação e para o ensino de Pensamento Computacional, de Programação na perspectiva da Educação Científica. A ideia desse projeto surge como uma proposta que visa atender à expressiva demanda do mundo do trabalho no século XXI por formações tanto de alunos quanto de profe ssores que contemplem as habilidades exigidas pela atual sociedade do conhecimento e pela Indústria 4.0. Dessa forma, sabendo que os conhecimentos de Pensamento Computacional e Programação favorecem o desenvolvimento dessas habilidades, temos como objetivo desenvolver Moocs de Lovelace para o ensino de Pensamento Computacional e de Programação e Moocs de Mary Keller para formação de professores em Introdução à computação. Os Moocs de Lovelace são uma referência à Ada Lovelace, a primeira programadora do mun do, e têm como proposta atrair mulheres para a computação através do ensino diferenciado, em uma perspectiva feminina e científica, dos conteúdos de Pensamento Computacional e de Programação. Os Moocs de Mary Keller , por sua vez, são uma referência à freira Mary Keller, que foi a primeira doutora em Ciência da Computação que se destacou no mundo da computação por atentar para o uso educacional da computação em tempos que a computação servia predominantemente aos interesses de guerra. Dentro dessa proposta d e uso educacional da computação, os Moocs de Mary Keller se destinam à formação de professores em Introdução à computação. Os diferenciais dessas propostas de Moocs são incentivar o ingresso de mulheres na computação, resgatar os princípios de simplicidade e colaboração da Educação a Distância no projeto de cursos online, desenvolver metodologias de ensino baseadas na Educação Científica e orientadas ao desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, favorecer a acessibilidade de sur dos aos cursos com materiais traduzidos para LIBRAS e promover a geração de novos conhecimentos a partir de um trabalho criativo e colaborativo de tutoria compartilhada em ambientes de Moocs. Como extensão deste trabalho, haverá ainda uma iniciação ao trab alho de pesquisa para análise de aprendizagem em Moocs por meio de tecnologias de reconhecimento de padrões e técnicas estatísticas. Dessa forma, a principal contribuição deste trabalho para a Computação e para a Educação é, portanto, oferecer uma possibilidade de formação de pessoas que favoreça não apenas o desenvolvimento profissional para atender as demandas da Indústria 4.0, mas também o desenvolvimento científico para o trabalho criativo em práticas profissionais de computação ou de Educação em Informática.
Vigência: 2020 - 2022.
Projeto: O Moodle de Lovelace - Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica Uma chamada de meninas para as carreiras de computação
Descrição: Edital CORTE DE LOVELACE - RESOLUÇÃO N° 244/2019 - FAPES. O projeto Corte de Lovelace é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação que promove ações de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo levar o ensino de pensamento computacional, programação e robótica em uma chamada de meninas para as carreiras de computação.
Vigência: 2019 - 2021.
Curso: Práticas Educativas Tecnológicas com Metodologias Ativas
Descrição: O Curso Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação é uma ação de extensão entre o Cefor e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME) que tem como objetivo capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir do trabalho de pesquisa realizado nessas práticas. Esse curso será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: Uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, Curso a Distância de redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação e Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas.
Vigência: 2018 - 2018.
Evento: Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: Evento de Extensão para apresentação de trabalhos produzidos do curso de extensão "Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação". O evento teve palestras e apresentação dos artigos produzidos no curso.
Vigência: 2018 - 2018.
Doutora Maria José de Resende Ferreira
Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado.
Descrição: O objetivo principal do seminário: EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado será refletir sobre as práticas docentes interdisciplinares na oferta do curso de agentes de operações em meios de hospedagens no município de Domingos Martins-ES. A metodologia utilizada diz respeito a realização de rodas de conversas com participação de professores, gestores e discentes a partir da apresentação dos registros das oficinas realizadas ao longo do primeiro semestre junto a estudantes da EJA fundamental de Domingos Martins. Na sequência da apresentação e debates acerca das práticas pedagógicas adotadas em cada uma das oficinas, à luz das fundamentações teóricas e conceituais orientadas a partir da proposta de formação humana no âmbito da ominilateralidade (Marx) e da educação desinteressada em Gramsci, buscar-se-á caracterizar o conjunto da proposta de produção do conhecimento compartilhado na perspectiva de uma possível práxis inovadora. Toda a atividade de estudos e avaliação será registrada e resultará na produção de material didático especifico a ser disponibilizado para estudos. Tratam-se de proposições que endossam o movimento comprometido com a trajetória e o fortalecimento da modalidade de educação de jovens e adultos também na condição de destacada área do conhecimento em construção. Assegurar o direito à educação e ingresso, assim como a permanência com a qualidade de ensino comprometida com reflexões e produção do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos da EJA, parece-nos cada vez mais indispensável também, com vistas ao êxito escolar e emancipação destes sujeitos. Refletir sobre as práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos no âmbito das tentativas de precarização da educação pública, é com certeza, buscar dar conta da complexidade dos processos em curso de declarado comprometimento da proposta de formação humana. Assegurar o direito à educação e ingresso, assim como a permanência com a qualidade de ensino comprometida com reflexões e produção do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos da EJA, parece-nos cada vez mais indispensável também, com vistas ao êxito escolar e emancipação destes sujeitos. Com efeito, a presente proposta fortalece o movimento de formação continuada de educadores(as), gestores(as) e estudantes o que em muito contribuirá para fortalecer o movimento em defesa da escola pública, laica, de qualidade e libertária.
Vigência: 2022 - 2022.
Evento: Oficina: Eu e o outro-alteridade e hospitalidade na socialização de estudantes da EJA- fundamental de Domingos Martins.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz repeito a promover reflexões sobre os princípios da hospitalidade na perspectiva da alteridade e socialização de estudantes da EJA fundamental da rede municipal de Domingos Martins. Por meio de metodologias participativas, a oficina será realizada em três etapas indissociáveis e que se complementam. A primeira etapa trata da realização de dinâmicas de autoconhecimento em sua relação com a vida em sociedade, tendo como ponto de partida a identificação e reconhecimento de histórias de vidas individuais a serem reveladas. A segunda etapa diz respeito a atividades de estudos e de pesquisas sobre o sentido da identidade pessoal e coletiva no âmbito da vida em família e na comunidade. A terceira etapa tratar-se-á da realização de movimentos reflexivos induzidos na perceptiva da alteridade: o eu e o outro no contexto dos princípios da hospitalidade manifesta. Todos os movimentos serão registrados para posteriores movimentos analíticos e publicações.
Vigência: 2022 - 2022.
Projeto: Afroturismo: caracterização das manifestações culturais afro-brasileiras e africanas no município da Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal desta proposta diz respeito a realização de estudos e pesquisas para caracterização das manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana no município da Serra- ES, que numa primeira etapa mobilizará a atuação de professores e estudantes dos cursos técnicos integrados em guia de turismo e hospedagem além de professores e estudante do programa de educação profissional e tecnológica - ProfEPT. Na sequência, os resultados dos estudos e pesquisas serão apresentados para avaliação e validação junto a estudantes, professores e gestores pedagógicos da EJA fundamental de escolas da Serra-ES. Alvaliados e validados os resultados dos estudos e pesquisas sobre as manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana nos municípios da Serra, dar-se-á a produção coletiva do caderno pedagógico sobre a temática com a participação dos pesquisadores envolvidos. Por fim, o caderno pedagógico será apresentado na segunda oficina de validação do produto educacional de estuante do programa de mestrado no ProfEPT. O caderno pedagógico sobre as manifestações culturais afro-brasileira e africana na Serra será disponibilizado para estudantes além de orientar a produção de roteiros turísticos para potencializar a atuação profissional dos guias de turismo.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em operações de computadores e eletricistas instaladores\as de baixa tensão nos campus Vitória e Serra.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominados Operadores de computadores e eletricistas instaladores de baixa tensão, a serem ofertados por professores do campus Serra e Vitória respectivamente. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas aos campis do IFES, durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e exito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em soldador e caldeiraria no campus Guarapari-ES.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão do curso de formação inicial e continuada - FIC, denominado : soldador e caldeiraria a ser ofertado por professores do campus Guarapari. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de onitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. O espaço da biblioteca deverá compor o objeto de estudos para fins de definição de estrategias de acolhimento e para potencializar o processo de produção do conhecimento. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e êxito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.
Curso: Curso de formação inicial continuada - FIC: Agentes de Operações em Meios de Hospedagens em Vitória-ES
Descrição: O presente projeto de curso de extensão está relacionado ao atendimento de demandas por qualificação profissional apontadas por representantes dos segmentos de atividades turísticas, bem como, pela comunidade e prefeitura de Vitória por meio da coordenação da EJA-fundamental. O curso de agentes de operações em meios de hospedagens será destinado a estudantes jovens e adultos da EJA-Fundamental, de Vitória. A proposta pedagógica fundamenta-se no conceito de hospitalidade em sua relação direta com os atributos humanos do bem-acolher, do bem-receber circunscritos aos pressupostos filosóficos e político-pedagógicos da proposta de formação humana integral. Também por meio de atividades de ensino e de pesquisas orientadas aos cursistas será oportunizado a possibilidade de releitura do espaço urbano da cidade de Vitória na perspectiva dos princípios da hospitalidade urbana: identidade, legibilidade e acessibilidade; uma estratégia pedagógica voltada para o fortalecimento da identidade e do sentimento de pertença, além de potencializar a atuação nos mais diversos setores de serviços. As atividades complementares extraclasse estarão vinculadas diretamente ao desenvolvimento dos módulos formativos. A partir da conclusão do curso s estudantes serão motivados a darem continuidade aos estudos a partir dos cursos técnicos integrados ofertados pelo Proeja, Ifes campus Vitória.
Vigência: 2022 - Atual.
Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Retiro, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Curso: Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT.
Descrição: Será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Moodle 3.1. O Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT, tem por objetivo principal formar profissionais da educação com capacidade para atuar na confluência de modalidades educacionais de forma proativa. O curso leva em consideração as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional integrada à básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos desse campo devem ser pensados.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Ações compartilhadas: empreendedorismo turístico em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Projeto de extensão relacionado à proposta de revisão do inventario turístico da cidade de Santa leopoldina seguido da definição de diretrizes ao plano de desenvolvimento turístico.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Domingos Martins Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Metodologias inovadoras na execução e monitoramento projetos de formação inicial continuada de educadores(as) e estudantes na modalidade EJA-EPT.
Descrição: O projeto de pesquisa e inovação está associado ao conjunto de ações que fazem parte do projeto: "Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos".
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Domingos Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Projeto de monitoramento e permanência em cursos de formação inicial continuada.
Descrição: Entende-se como monitoramento o acompanhamento analítico das ações executadas, auxiliando na identificação e análise de informações relacionadas à execução do projeto e a tomada de decisões. Desta forma, este procedimento uma vez adotado irá possibilitar o acompanhamento das fases de implementação do projeto de oferta de cursos de formação inicial- FIC, em questão, assim como a explicação de seu desempenho e resultados obtidos. Buscaremos o acompanhamento dos cursos ofertados, sobre a adequação das estratégias e sobre as influências favoráveis e desfavoráveis relacionadas às ofertas, sobre os resultados esperados e alcançados, na perspectiva de ampliar a capacidade da equipe executora em compreender a realidade e atuar de maneira eficiente para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes na realização e conclusão dos cursos de formação inicial continuada, ofertados nos municípios de Vitória, Serra, Guarapari, Santa Teresa, Domingos Martins e Santa Leopoldina, ES.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade em especial, por meio das escolas e das comunidades locais, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Araçatiba, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.
Evento: 1ª Feira de Turismo do Ifes-Campus Vitória
Descrição: Atividade de promoção e divulgação do curso técnico integrado de guia de turismo do Ifes-Campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.
Evento: II Semana de Turismo Ifes Campus Vitória
Descrição: Atividade de ensino, pesquisa e extensão voltada para a promoção do processo de ensino-aprendizagem e formação profissional dos estudantes do curso técnico integrado em guia de turismo do Ifes, campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.
Projeto: Coletivo Pela Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania.
Descrição: Através de metodologias participativas, o programa de extensão denominado: Coletivo Pe-la Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania, é o embrião de uma proposta que se pretende inovadora no campo da relação ensino, pesquisa e extensão. Os princípios e valores desta proposta de atuação e intervenção estão alicerçados na interdisci-plinaridade, interprofissionalidade, na interculturalidade, no pluralismo e no exercício da ci-dadania. As iniciativas voltadas para o propósito da formação continuada através do ensino e da pesquisa estarão alicerçadas em atividades diversas com base nos princípios da mobi-lização para a efetiva participação social em ações compartilhadas comprometidas com a transformação social. A partir da produção e realização de atividades socioeducativas, cultu-rais, recreativas, de lazer e formação para a vida e o trabalho, buscar-se-á promover a inte-gração e cooperação entre os mais diversos entes sociais. Nesta perspectiva, a realização de em cursos, minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, eventos, estudos orientados em atividades cientificas, atividades associativas, além da vinculação à outros projetos de extensão e de pesquisa são algumas das ações voltadas para à promoção humana e a emancipação cidadã no viés do protagonismo social.
Vigência: 2017 - Atual.
Projeto: Programa Nacional Mulheres Mil - as paneleiras de Goiabeiras
Descrição: O PNMM tem como objetivo a promoção da equidade de gênero, a inclusão social, o acesso à educação de qualidade e ao mundo do trabalho. Nessa discussão, trazemos o papel social do Ifes, enquanto instituição educativa, que prevê, na Lei n.º 11.892/2008, em seus diversos artigos, a criação de mecanismos para a promoção do acesso das populações tradicionalmente afastadas da possibilidade de inclusão ao conhecimento, à tecnologia e à inovação gerados nos IFs. Para a implementação desse Programa, pioneiro nesse Instituto, foi escolhida a comunidade onde residem as paneleiras de Goiabeiras. Acreditamos que essa ação do Programa Mulheres Mil para com essa comunidade vai agregar valor ao trabalho já realizado por essas artesãs, por meio dos cursos de qualificação. Entendemos que ao estabelecer essa parceria com a comunidade, com o Ifes e com as demais instituições, cria-se uma rede de agentes sociais, comprometida com a visibilidade no trato da discriminação dos gêneros, o que pode trazer ganhos significativos para essas questões.
Vigência: 2012 - Atual.
Doutora Marize Lyra Silva Passos
Curso: Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: O Curso Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação é uma ação de extensão entre o Cefor e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME) que tem como objetivo capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir do trabalho de pesquisa realizado nessas práticas. Esse curso será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: Uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, Curso a Distância de redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação e Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas.
Vigência: 2018 - 2018.
Evento: V Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Descrição: O V Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade, realizado nos dias 20 a 22 de outubro de 2016, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O tema deste ano foi 'O Estatuto da Pessoa com Deficiência e a inclusão educacional'. Em linhas gerais, a proposta deste evento é discutir, sob o ponto de vista técnico-científico, a inclusão social e profissional de PNE através da Educação, em especial, a partir de experiências educacionais inclusivas exitosas.
Vigência: 2016 - 2016.
Evento: III Simpósio de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Videira
Descrição: Trata-se de um projeto que visa a implementação do Simpósio Anual do curso de Pedagogia. Tem como público alvo acadêmicos do curso e professores das redes publicas e privadas do município de Videira e região.
Vigência: 2014 - 2014.
Projeto: Núcleo de Estudos do Contestado
Descrição: O projeto "Núcleo de estudos do Contestado" tem por objetivo principal constituir e implementar um núcleo de estudos, pesquisas e atividades acadêmicas com vistas a socializar a produção científica acerca da Guerra do Contestado, ou Movimento do Contestado (1912-1916).
Vigência: 2013 - 2014.
Evento: II SIMPÓSIO DA PEDAGOGIA: "EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO?"
Descrição: Trata-se de um projeto que visa a implementação do Simpósio Anual do curso de Pedagogia. Tem como público alvo acadêmicos do curso e professores das redes publicas e privadas do município de Videira e região.
Vigência: 2013 - 2013.
Projeto: Oficina de teatro
Descrição: O projeto de extensão "Oficina de Teatro" desenvolveu uma proposta de trabalho com turmas de crianças e jovens em idade de 8 a 16 anos participantes do Programa Segundo Tempo. Cabe ressaltar que as atividades não se direcionaram ao aprendizado da arte do teatro, mas à vivência de jogos teatrais com o objetivo de desenvolver a expressividade, a criatividade, a percepção, a discursividade, a criticidade, a relação com o outro, a capacidade de análise das questões cotidianas e a possibilidade de propor alternativas para as mesmas.
Vigência: 2012 - 2012.
Projeto: Cultura, língua e educação pomeranas
Descrição: Cultura, língua e educação pomeranas.
Vigência: 2015 - 2017.
Curso: Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra
Descrição: Trata-se de formação continuada de professores de escolas multisseriadas. Problematizam-se questões sobre interculturalidade e interdisciplinaridade. Educação do campo é discutida como prática social e cultural, a partir das quais aprofundam-se pesquisas sobre diálogo na diferença (Paulo Freire), luta por direitos sociais e construção coletiva de outra hegemonia (Gramsci).
Vigência: 2015 - Atual.
Projeto: Educação do Campo: Cultura e Território
Descrição: Promoveu formação continuada de professores da educação do campo. Discutiram-se questões sobre culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6.040/2007).
Vigência: 2013 - 2013.
Programa: Programa Educação do Campo
Descrição: Promoveu formação continuada de professores da educação do campo. Discutiram-se questões sobre culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6.040/2007).
Vigência: 2012 - Atual.
Curso: Práticas Pedagógicas na Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos
Descrição: O curso considera que as diferentes frentes de trabalho, fundadas em contextos educativos específicos articulam-se num objetivo primordial que busca estimular reflexões e práticas para uma educação emancipadora entre grupos excluídos de políticas públicas e/ou homogenizadoras de escolarização. O trabalho se articula, então, em um complexo processo de formação continuada e em serviço. Parte de uma discussão empenhada com a construção de conhecimentos em contextos particulares de produção de vida. Tal discussão se desenvolve com professores em serviço, que atuam em salas de aula com alunos provindos de comunidades campesinas do Estado. Parte de problemáticas concretas vividas no dia-a-dia desta realidade, buscando dimensionar através da pesquisa e do debate teórico-prático uma práxis educativa que eleve a auto-estima e possibilite fortalecer processos de autonomia e participação cidadã aos sujeitos. Assim, através do curso propõe-se dinamizar e otimizar práticas educativas entre/com grupos marginalizados/excluídos, ao mesmo tempo em que busca qualificar profissionais para a coleta sistemática e organização de dados sobre a realidade deste povo, promovendo a construção de conhecimentos que lhes são inerentes. A educação continuada será oferecida em encontros presenciais quinzenais, contando com material didático elaborado para este fim. Desta forma, poderá constituir ponto de apoio para a organização destas comunidades, promovendo debates sobre sua realidade educacional, seus problemas e perspectivas. Busca-se, portanto, construir coletivamente uma práxis diferenciada voltada para contextos específicos do grupo étnico em questão, com a especial atenção a sua fixação no campo, na perspectiva dos debates acumulados sobre desenvolvimento sustentável e agroecologia em suas interfaces com o processo pedagógico escolar. Partindo disso, os pressupostos articuladores deste projeto fundamentam-se em discussões sobre educação, interculturalidade e campesinato. Quanto aos impactos esperados, prevêem-se basicamente: a) Estabelecimento e fortalecimento de parcerias entre secretarias de educação, movimentos sociais organizados, organizações não-governamentais e a universidade; b) Definição de demandas de formação de formadores, buscando alternativas pedagógicas, tendo em vista aspectos culturais das comunidades em questão, bem como a adoção de práticas agroecológicas; c) Pesquisa da realidade local com os profissionais do ensino em processo de formação continuada, tendo em vista a autonomia dos formadores na construção do conhecimento e buscas de soluções possíveis a problemas concretos do campo da educação; d) Acompanhamento permanente à construção, implementação e avaliação de projetos pedagógicos junto às secretarias de educação e escolas do campo, nas referidas secretarias. A pesquisa é compreendida, no bojo deste projeto de formação de formadores em comunidades campesinas, como prática integradora entre a academia e a sociedade. Isso significa dizer que os trabalhos serão desenvolvidos a partir da compreensão de que o conhecimento não comporta hierarquias. Da mesma forma que se trabalhará a noção da diversidade lingüística na perspectiva da sócio-lingüística, pela qual não há uma língua superior ou melhor que outra, não se partirá a priori do princípio de que há doação de saber de um grupo para outro nas relações de colaboração. Na realidade serão exercitados esforços de trocas de saberes, buscando dar concreticidade ao tripé campesinato-cultura-educação.
Vigência: 2008 - 2014.
Projeto: Educação do campo - I
Descrição: Formação continuada de professores que atuam em contextos sociais campesinos no ES vem sendo promovida na articulação entre ensino-pesquisa-extensão. A UFES, através do Centro de Educação, promove processos de inserção social da academia ( alunos do Curso de Pedagogia e alunos de Licenciatura em geral, com participação de estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES), através de parcerias com secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo - SEDU, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI do MEC. A participação de movimentos sociais é uma dimensão fundamental dos trabalhos realizados (Movimento de Pequenos Agricultores - MPA, Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo - MEPES, Movimento Sem-Terra - MST, Comitê Estadual de Educação do Campo do ES, Associação Pomerana de Pancas - APOP, Associação Diacônica Luterana - ADL etc.). Discutem-se aspectos sobre interculturalidade a partir de lutas coletivas de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pomeranos, agricultores familiares de modo geral).
Vigência: 2005 - 2009.
Redes Sociais