Projetos de Extensão - Doutora Danielle Piontkovsky
Índice de Artigos
Programa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Edital PIBID 2020
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Espírito Santo visará atender a sete licenciaturas distribuídas em distintos campi dessa centenária instituição, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Pedagogia, Física e Geografia. Nessa perspectiva de atuação, o projeto institucional pretende alcançar o seguinte objetivo geral: Proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura do Ifes inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, promovendo a formação de professores em nível superior a partir de uma aproximação prática com a realidade educacional e com as demandas direcionadas aos componentes curriculares relacionados neste projeto a fim de diminuir a dicotomia teoria e prática. Para tanto, delineamos estratégias que visarão contribuir no êxito deste projeto. São elas: Preparação e inserção dos bolsistas de iniciação a docência no ambiente das escolas parceiras. Serão realizadas as atividades de caráter diagnóstico e de planejamento; Desenvolvimento/implementação das ações dos bolsistas, com apoio, orientação e assessoramento do supervisor e coordenador de área; Sistematização e divulgação científica dos conhecimentos produzidos. Cada uma das três estratégias contará com ações visando ao alcance dos objetivos deste projeto institucional. O projeto institucional foi concebido de forma orgânica e interativa, articulando tanto os subprojetos do Pibid quanto os núcleos de residência pedagógica, considerando os avanços e desafios apontados nos relatórios institucionais anteriores. Para assegurar a articulação entre os subprojetos, foram realizadas reuniões conjuntas entre futuros coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica. Tais diálogos foram orientados pelos documentos oficiais nacionais, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Vigência: 2020 - 2022.
Programa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Edital Capes nº 07/2018
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Espírito Santo visará atender a oito licenciaturas distribuídas em distintos campi dessa instituição, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Pedagogia, Física e Geografia. Pretende alcançar os seguintes objetivos: Objetivo geral: Promover a formação de professores para a educação básica em nível superior a partir de uma aproximação prática com a realidade educacional e com as demandas direcionadas aos componentes curriculares relacionados neste projeto a fim de diminuir a dicotomia teoria e prática ainda presente nos cursos de licenciatura. Objetivos específicos: Incentivar a formação de professores em nível superior para a educação básica; Contribuir para a valorização do magistério; Articular ações entre as instituições de ensino superior e as escolas da educação básica visando a formação do futuro professor dos componentes curriculares que compõe os núcleos de iniciação à docência deste projeto; Elevar a qualidade da formação do professor em nível superior a partir da articulação entre teoria e prática; Inserir os licenciandos no cotidiano das escolas das redes públicas de educação para que vivenciem as rotinas, as demandas e os espaços que constituem a docência; Criar, elaborar e planejar experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar a partir da diagnose das situações desafiadoras identificadas nos processos de ensino-aprendizagem, a partir da imersão da realidade escolar e do conhecimento de outros espaços com potencial educativo; Aproximar o professor da educação básica da formação dos licenciandos mobilizando-o como co-formadores dos futuros docentes, envolvendo as escolas parceiras no processo de formação inicial para o magistério dos estudantes dos cursos de licenciatura envolvidos neste projeto. O Pibid, que tem como meta integrar teoria e prática, constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos essenciais ao exercício profissional. A inserção e a permanência dos bolsistas nas escolas requerem ações distribuídas em três etapas: I. Preparação e inserção dos bolsistas de iniciação a docência no ambiente das escolas parceiras, serão realizadas as atividades de caráter diagnóstico e de planejamento; II. Desenvolvimento/implementação, com apoio, orientação e assessoramento do supervisor e coordenador de área; III. Sistematização e divulgação científica dos conhecimentos produzidos. Cada uma das três etapas contará como ações visando ao alcance dos objetivos deste projeto institucional.
Vigência: 2018 - 2020.
Redes Sociais