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Projetos de Extensão - Doutor Rogério Omar Caliari

Publicado: Sábado, 11 de Março de 2023, 20h34 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 16h28

Índice de Artigos

Doutor Rogério Omar Caliari  

Projeto: Cultura, língua e educação pomeranas
Descrição: Cultura, língua e educação pomeranas.
Vigência: 2015 - 2017. 

Curso: Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra
Descrição: Trata-se de formação continuada de professores de escolas multisseriadas. Problematizam-se questões sobre interculturalidade e interdisciplinaridade. Educação do campo é discutida como prática social e cultural, a partir das quais aprofundam-se pesquisas sobre diálogo na diferença (Paulo Freire), luta por direitos sociais e construção coletiva de outra hegemonia (Gramsci).
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Educação do Campo: Cultura e Território
Descrição: Promoveu formação continuada de professores da educação do campo. Discutiram-se questões sobre culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6.040/2007).
Vigência: 2013 - 2013.

Programa: Programa Educação do Campo
Descrição: Promoveu formação continuada de professores da educação do campo. Discutiram-se questões sobre culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6.040/2007).
Vigência: 2012 - Atual.

Curso: Práticas Pedagógicas na Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos
Descrição: O curso considera que as diferentes frentes de trabalho, fundadas em contextos educativos específicos articulam-se num objetivo primordial que busca estimular reflexões e práticas para uma educação emancipadora entre grupos excluídos de políticas públicas e/ou homogenizadoras de escolarização. O trabalho se articula, então, em um complexo processo de formação continuada e em serviço. Parte de uma discussão empenhada com a construção de conhecimentos em contextos particulares de produção de vida. Tal discussão se desenvolve com professores em serviço, que atuam em salas de aula com alunos provindos de comunidades campesinas do Estado. Parte de problemáticas concretas vividas no dia-a-dia desta realidade, buscando dimensionar através da pesquisa e do debate teórico-prático uma práxis educativa que eleve a auto-estima e possibilite fortalecer processos de autonomia e participação cidadã aos sujeitos. Assim, através do curso propõe-se dinamizar e otimizar práticas educativas entre/com grupos marginalizados/excluídos, ao mesmo tempo em que busca qualificar profissionais para a coleta sistemática e organização de dados sobre a realidade deste povo, promovendo a construção de conhecimentos que lhes são inerentes. A educação continuada será oferecida em encontros presenciais quinzenais, contando com material didático elaborado para este fim. Desta forma, poderá constituir ponto de apoio para a organização destas comunidades, promovendo debates sobre sua realidade educacional, seus problemas e perspectivas. Busca-se, portanto, construir coletivamente uma práxis diferenciada voltada para contextos específicos do grupo étnico em questão, com a especial atenção a sua fixação no campo, na perspectiva dos debates acumulados sobre desenvolvimento sustentável e agroecologia em suas interfaces com o processo pedagógico escolar. Partindo disso, os pressupostos articuladores deste projeto fundamentam-se em discussões sobre educação, interculturalidade e campesinato. Quanto aos impactos esperados, prevêem-se basicamente: a) Estabelecimento e fortalecimento de parcerias entre secretarias de educação, movimentos sociais organizados, organizações não-governamentais e a universidade; b) Definição de demandas de formação de formadores, buscando alternativas pedagógicas, tendo em vista aspectos culturais das comunidades em questão, bem como a adoção de práticas agroecológicas; c) Pesquisa da realidade local com os profissionais do ensino em processo de formação continuada, tendo em vista a autonomia dos formadores na construção do conhecimento e buscas de soluções possíveis a problemas concretos do campo da educação; d) Acompanhamento permanente à construção, implementação e avaliação de projetos pedagógicos junto às secretarias de educação e escolas do campo, nas referidas secretarias. A pesquisa é compreendida, no bojo deste projeto de formação de formadores em comunidades campesinas, como prática integradora entre a academia e a sociedade. Isso significa dizer que os trabalhos serão desenvolvidos a partir da compreensão de que o conhecimento não comporta hierarquias. Da mesma forma que se trabalhará a noção da diversidade lingüística na perspectiva da sócio-lingüística, pela qual não há uma língua superior ou melhor que outra, não se partirá a priori do princípio de que há doação de saber de um grupo para outro nas relações de colaboração. Na realidade serão exercitados esforços de trocas de saberes, buscando dar concreticidade ao tripé campesinato-cultura-educação.
Vigência: 2008 - 2014.

Projeto: Educação do campo - I
Descrição: Formação continuada de professores que atuam em contextos sociais campesinos no ES vem sendo promovida na articulação entre ensino-pesquisa-extensão. A UFES, através do Centro de Educação, promove processos de inserção social da academia ( alunos do Curso de Pedagogia e alunos de Licenciatura em geral, com participação de estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES), através de parcerias com secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo - SEDU, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI do MEC. A participação de movimentos sociais é uma dimensão fundamental dos trabalhos realizados (Movimento de Pequenos Agricultores - MPA, Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo - MEPES, Movimento Sem-Terra - MST, Comitê Estadual de Educação do Campo do ES, Associação Pomerana de Pancas - APOP, Associação Diacônica Luterana - ADL etc.). Discutem-se aspectos sobre interculturalidade a partir de lutas coletivas de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pomeranos, agricultores familiares de modo geral).
Vigência: 2005 - 2009.

 

 

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