Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 17h09

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS CAMPI DO IFES EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR CAPIXABA

Descrição: Esta pesquisa está articulada ao Pós Doutoramento desenvolvido junto à profª Drª Marise Nogueira Ramos (Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ). Tem como temática a implantação do ensino médio integrado ofertado pelo Ifes em alguns municípios do interior do ES. Nesse sentido, esta proposta de trabalho visa dar continuidade aos estudos e pesquisas realizados juntamente a grupos de pesquisas desde 2006, com foco nos temas currículo integrado, ensino médio, educação profissional. Esta proposta também se articula às ações de pesquisa desenvolvidas junto ao Programa de Pós Graduação profEPT/Ifes, integrando e articulando pesquisas desenvolvidas por professores e alunos no âmbito do grupo de pesquisa Educação Básica e Educação Profissional, ao qual sou coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Antonio Henrique Pinto - Coordenador / Briane Costa de Oliveira Guaitolini - Integrante / Christiane da Silva Assis - Integrante.
Número de orientações: 1

 


Integração curricular nos cursos técnicos integrados do Ifes: perspectiva histórica
Descrição: Projeto que articula história e currículo da educação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Antonio Henrique Pinto - Coordenador / Eliezer Toreta Zen - Integrante / Alex Jordane - Integrante / Maria José Resende Ferreira - Integrante / Cidimar Andreatta - Integrante.
Número de orientações: 2

 


Educação profissional no ensino médio: desafios da formação continuada na educação de jovens e adultos no âmbito do PROEJA no Espírito Santo
Descrição: Este projeto de Pesquisa apoiado pela Capes/Setec-Mec visa ao desenvolvimento do Programa de Integração da Educação Básica à Educação Profissional na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA, por meio da formação de mestres e doutores neste campo que integra três outros campos de conhecimento já presentes no meio dos pesquisadores brasileiros. Especificamente, trata da formação de professores na cidade e no Campo, para o Proeja..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Henrique Pinto - Coordenador / Rony Cláudio de Oliveira Freitas - Integrante / Lígia Arantes Sad - Integrante / Edna Castro de Oliveira - Integrante / Eliza B. Ferreira - Integrante / Eliezer Toreta Zen - Integrante / Maria Auxiliadora V. Paiva - Integrante / Alex Jordane - Integrante / Maria José Resende Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos

Descrição: O grupo vem sendo estruturado desde 1999 com o desenvolvimento das pesquisas Currículo e formação de educadores (2000-2001), Pensando os currículos prescritos e a formação continuada de educadores do ensino fundamental a partir dos currículos reais (2001-2002), Formação continuada de educadores e currículos reais (2002-2004), Currículo e formação continuada de educadores na complexidade do cotidiano escolar (2004-2006) e Os currículos realizados no cotidiano de escolas públicas do ensino fundamental (2007-2009), registradas na PRPPG/UFES e com financiamento de bolsas do PIBIC/CNPq. A produção do grupo tem se concentrado em duas direções articuladas: 1. produção teórica-epistemológica-metodológica nas áreas de currículo, cotidiano, cultura e formação de educadores, com destaque para a conclusão de 16 dissertações de mestrado e publicações nos livros/periódicos: O sentido da escola (DP&A,1999), Pesquisa no/do cotidiano (DP&A,2001), Método: pesquisa com o cotidiano (DP&A,2003), Currículo: pensar, agir, diferir (DP&A,2004), Cotidiano e diferentes saberes (DP&A,2006), Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo (Cortez,2005), Educação e Sociedade (CEDES,2007); além da apresentação de trabalhos nas 23ª, 25ª, 27ª, 28ª e 30ª Reuniões da ANPEd; I, II e III Congressos Internacionais Redes de Conhecimentos e Tecnologia, X, XI, XII e XIII ENDIPES, entre outros; e 2. produção técnica na forma de assessorias e consultorias a 5 secretarias municipais de educação e 3 instituições de ensino superior. Atualmente, o grupo é composto por professores e alunos da linha de pesquisa Cultura, currículo e formação de educadores, com investigações em torno dos temas: 1. práticas curriculares; 2. currículos em redes, 3. culturas e cotidianos escolares e 4. formação de educadores. O grupo mantém intercâmbio interinstitucional, desde 2002, com o Grupo de pesquisa do CNPq Cotidiano escolar e currículo , coordenado por Nilda Alves (UERJ)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (13) .

Integrantes: Danielle Piontkovsky - Integrante / Carlos Eduardo Ferraço - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

 

 

Formação continuada de educadores e currículos reais
Descrição: O projeto objetiva propor, desencadear e avaliar, junto a educadores e alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Vitória, processos de intervenção curriculares de formação continuada, a partir da análise de fragmentos das redes de significados, saberes e práticas, tecidas e compartilhadas por e com esses sujeitos. Nossa intenção é ouvir estas pessoas em suas dúvidas, necessidades, preferências, espectativas e desejos para, junto a elas, viabilizar programas, cursos, oficinas, e outras ações no sentido de ajudá-las na luta diária pela invenção de uma escola pública crítica e comprometida com a transformação social. Trata-se de situarmos esses sujeitos cotidianos como protagonistas, como legítimos autores dessa invenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Danielle Piontkovsky - Integrante / Carlos Eduardo Ferraço - Coordenador.

 

 

História e memória da EPT local, regional e nacional
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Macroprojeto História e memórias no contexto da EPT do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Edson Maciel Peixoto - Coordenador / Antonio Henrique Pinto - Integrante.
2016 - Atual
Custo aluno-qualidade: qual o financiamento necessário para a educação infantil municipal de Cachoeiro de Itapemirim?
Descrição: A partir de um estudo exploratório qualitativo nas unidades de educação infantil municipais de Cachoeiro de Itapemirim, esta pesquisa propõe investigar o financiamento necessário para a implementação do Custo Aluno-Qualidade - CAQ nessas unidades, como mecanismo que aponta o quantitativo de recursos necessários para a garantia de, pelo menos, um padrão minimo de qualidade. Os sujeitos da pesquisa são todas as unidades de educação infantil públicas municipas de Cachoeiro de Itapemirim que atendem às crianças de quatro e cinco anos, ou seja, na etapa pré-escolar. Realizar essa investigação implica contribuir com o município nas discussões e ações acerca da implementação das metas previstas nos planos municipal, estadual e nacional de educação, e no cumprimento do princípio constitucional da ?[...] garantia de padrão de qualidade? no ensino (BRASIL, 1988, art. 206, VII). A adoção do Custo Aluno-Qualidade inicial ? CAQi consiste no passo inicial para que a educação efetive-se como direito de todos, para todos e em todos os lugares, e não privilégio de alguns que podem acessar unidades educacionais constituídas por insumos indispensaveis a processos educacionais organizados a partir de padrões de qualidade. Padrões esses que foram objeto do Parecer nº 8/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação ? CEB/CNE e que adotaremos, nesta pesquisa, para fins de diagnóstico e apontamentos das necessidades referentes a materiais, equipamentos, recursos humanos (docentes e não docentes), políticas de valorização dos profissionais de educação, bem como a relação de profissionais por criança atendida, estrutura administrativa, forma de gestão etc. Portanto, pesquisar a realidade das unidades educacionais da educação infantil, com o foco nos padrões de qualidade e mensurá-los financeiramente, expõe os desafios a serem perseguidos pela administração municipal para superar a dicotomia quantidade-qualidade presente ainda hoje nas políticas educacionais com vistas à garantia de qualidade socialmente referenciada na educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Edson Maciel Peixoto - Coordenador / Vania Carvalho de Araújo - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Bolsa.Número de orientações: 1

 

 

Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais Educacionais: pensando e repensando estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem

Descrição: O presente projeto tem como proposta a análise do uso de metodologias ativas de aprendizagem e de tecnologias digitais educacionais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. Trata-se de um projeto mais abrangente que visa contemplar subprojetos. Esses terão como foco a realização de investigações a partir de uma rede de colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais, professores e estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Danielli Veiga Carneiro Sondermann - Integrante / Marize Lyra Silva Passos - Coordenador / Isaura Alcina Martins Nobre - Integrante.

 


POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO IDENTIDADES E DIFERENTES DIMENSÕES DE INTEGRAÇÃO
Descrição: Descrição: A proposta de pesquisa aqui apresentada tem como propósito dar continuidade aos estudos que vimos desenvolvendo no Núcleo 1 PPG-UFES da rede de Pesquisa, UFG-UFES-UnB, do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), Edital 49/2012, no período 2013-2017 , que ora encerra o seu percurso de trabalho coletivo. As pesquisas concluídas e sistematizações resultantes deste período indicam a necessidade de prosseguir em nível local com estudos voltados para o aprofundamento de algumas questões que persistem como desafios, como a das práticas de integração curricular, a da construção de currículos integrados nas práticas de educação de jovens e adultos (EJA) que incorporem os fundamentos da educação popular bem como de outras questões que, no percurso, foram se colocando como necessárias à abordagem teórico-epistemológica das políticas educativas em geral e, em específico, das políticas de EJA. Coerente com a abordagem epistemológica da educação popular, a pesquisa participativa é assim uma opção assumida inicialmente no movimento dessa investigação que se abre para dialogar com outras abordagens metodológicas buscando desocultar ?saberes e práticas da margem?, numa perspectiva transdisciplinar A pesquisa participativa, como opção metodológica é tomada como uma ?mediação pedagógica capaz de contribuir na formação dos sujeitos envolvidos? (STRECK; ADAMS, 2017, p.41). Ainda reafirmando a opção pela educação popular e pela pesquisa participativa, assumimos ?a perspectiva crítica , libertadora, desde a ótica do Sul [de forma associada] à dinâmica de luta pela descolonialidade do conhecimento? (p.42). No movimento de investigação das políticas e práticas, estaremos em uma primeira etapa prosseguindo, de forma orgânica, com o envolvimento junto a 2 escolas onde atuaram e atuam os professores de educação básica participantes da pesquisa anterior: a EMEF EJA ? Prof. Admardo Serafim de Oliveira? da Rede Municipal de Vitória, o Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a gestão de EJA da rede municipal de Cariacica. Esses loci de pesquisa continuam sendo, na presente proposta, os principais espaços de investigação na continuidade da pesquisa, o que não exclui a abertura para acolhimento de outros loci que venham a ser parte de investigações a serem desenvolvidas por mestrandxs, doutorandxs e estudantes de IC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Jose de Resende Ferreira - Integrante / Edna Castro de Oliveira - Coordenador.

 


Relações de Gênero, Memória e Educação Profissional: Interlocuções e mediações da escolarização feminina no Ifes.
Descrição: Essa proposta insere-se nas ações das pesquisas empreendidas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Profissional ? GEPEP, do Ifes campus Vitória e pela Rede de Pesquisa UFG/UFES/UnB do Programa Observatório da Educação (Obeduc/Capes/Inep). Assim, a proposta do estudo visa analisar, na perspectiva das relações de gênero, as experiências, as táticas e os movimentos produzidos no itinerário formativo das estudantes da EJA do Programa Mulheres Mil inseridas nos cursos técnicos, notadamente, no Proeja do Ifes campus Vitória. Pretendemos também, por meio do viés historiográfico, contribuir com a construção da História da Educação Profissional na rede federal, diferenciando-se daquelas já naturalizadas no âmbito acadêmico. Nosso intuito é desvelar que sua história também foi construída na interdição da mulher à escolarização e à profissionalização técnica e, que esses interditos, ausências e silêncios influenciaram, para a configuração da divisão sexual de trabalho e reforçaram a ?apropriação masculina da técnica? (HIRATA, 2002), contribuindo, ainda hoje, para a produção dos mecanismos de desigualdade das relações sociais de gênero. Utiliza-se da abordagem qualitativa com o apoio do Estudo de Caso conforme defendem Bogdan e Biklen (1994), entre outros. Os instrumentos para a produção dos dados consistem em entrevistas com as educandas dos Programas e da análise documental por meio das fontes primárias do acervo do Ifes na busca dos vestígios da inserção e da presença feminina nos cursos da instituição, que ao longo dos anos têm ofertado cursos considerados ?naturalmente masculinos?. Desse modo, além da avaliação dos programas de inclusão, empreendemos também um resgate histórico das relações de gênero estabelecidas na instituição e contribuiremos na recuperação das fontes documentais e na construção do Centro da memória e da identidade da instituição. Os intercessores teóricos são Nader (2005; 2007), Bruschini (2000), Hirata (2002), Ferreira (2003; 2012) e Nogueira (2003; 2009), entre outros. Acreditamos assim, que esse estudo possa contribuir para a (re)formulação de políticas públicas pelo Estado ou de ações afirmativas conduzidas por organizações ligadas à questão da mulher, no que diz respeito ao seu processo de escolarização e formação técnico-profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Jose de Resende Ferreira - Coordenador / Edna Castro de - Integrante / Edna Graça Scopel - Integrante / Janda Tamara de Sousa - Integrante / Miriam Albani - Integrante / Norma Pignaton Recla Lima - Integrante / Elaine Cristina Borges de Souza - Integrante / Roberta Patrocínio de Amorim - Integrante / Brenda Miranda Daré - Integrante.

 

Grupo de Pesquisa em Educação Profissional Técnica - GEPEP
Descrição: Realizar estudos e pesquisas em Educação Profissional enfocando o desenvolvimento curricular na pespectiva da integração entre a formação geral humanística e a formação para o mundo do trabalho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Jose de Resende Ferreira - Coordenador.

 


O ENSINO DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTAS DE ENSINO COM FOCO NO ALUNO
Descrição: O recente crescimento da Educação Profissional e Tecnológica suscitada pela expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica fez com que houvesse uma ampliação do número de docentes não licenciados. Uma das causas por esse fenômeno é atração exercida por concursos públicos sobre as escolhas profissionais de bacharéis de variadas áreas que acabam se tornando docentes mesmo tendo formações iniciais que os prepararam para um exercício profissional bem distante do espaço das salas de aula. Essa realidade torna a questão pedagógica algo inerente à atuação profissional docente dos bacharéis. O curso de Eletrotécnica é formado por um corpo docente dividido em núcleo geral, formado por docentes licenciados e núcleo formação profissional, constituído por engenheiros que, em sua maioria, não têm capacitação pedagógica e tendem a replicar em sua atividade docente os mesmos métodos de ensino-aprendizagem que foram adotados por seus professores na Engenharia, isto é, um método caracterizado por práticas tradicionais que envolvem aulas expositivas e práticas nos laboratórios e na qual os alunos são avaliados por provas. Essas práticas, entretanto, vêm sido questionadas nas últimas décadas, tendo sido elaboradas novas propostas de ensino e sugeridas diversas alternativas de operacionalização. Uma delas são as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, metodologias que rompem com o modelo tradicional de ensino e que se fundamentam em uma pedagogia problematizadora que estimula o aluno a assumir uma postura ativa no processo de aprender, buscando a autonomia e uma aprendizagem significativa. Este projeto de pesquisa pretende desenvolver, junto com alunos do curso de Engenharia Elétrica do Campus Guarapari, propostas de ensino com foco no aluno por meio do desenvolvimento de um guia didático destinado aos possíveis futuros engenheiros-docentes,alunos do curso de Engenharia Elétrica,e professores do curso de Eletrotécnica com o objetivo de auxiliar na aplicação destas metodologias na disciplina de Circuitos de Corrente Contínua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Renata Gomes de Jesus - Coordenador / Sávio da Silva Lopes - Integrante / Vinícius Hernech Izabel - Integrante.
Financiador(es): INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Bolsa.

 


FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: a construção de um glossário eletrônico
Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação interinstitucional. O presente projeto de pesquisa objetiva compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Nesse sentido, toma como problemática situar quais são os principais fundamentos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O campo empírico é um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos (Qualis A e B), nas quais se pretende a análise de conteúdo situando abordagens teórico-metodológicas e aprofundamento dos principais autores e conceitos que referenciam tais investigações. Fundamentam este projeto os estudos de M. M. MACHADO (2000) J. VENTURA (2012), M. H. LAFFIN (2012), M. H. LAFFIN e S. GAYA (2012) e A. SARTORI (2011). Sobre a questão de método de análise os estudos de K. Marx (2009), J. P. Netto (2011), C. Taffarel (2009) L. BARDIN (1995) C. CAMPOS (2004), S. HADDAD (2002) e J. ROMANOWSKI E R. ENS (2006) são fundamentais para orientar a investigação. Como resultado principal esperado da pesquisa será a sistematização dos fundamentos, conceitos e autores levantados e organizados em um conjunto de verbetes na forma de livro online na forma de um Glossário. Cada verbete tem a característica de um pequeno artigo escrito por um pesquisador ou pesquisadores brasileiros e estrangeiros.Temas investigados para produção dos verbetes do glossário: A: Adultos e Adultez; Alfabetização de Jovens e Adultos, Alfabetização de adultos e Educação Popular; Analfabetismo. B: Brasil Alfabetizado C: Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs), Currículo e EJA, Currículo emancipatório na EJA, Currículo por Competências. D: Docência na Educação de Jovens e Adultos, Direitos e Educação de Jovens e Adultos. E: Educação de Jovens e Adultos; Educação de Adultos; Educação ao Longo da Vida; Educação e Trabalho; Ensino Supletivo; Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, ENEJA- Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular, EJA e a Escolarização. F: Formação Permanente, Formação dos Educadores, Formação Inicial de Professores, Formação Continuada e/ou em serviço de Professores, Fóruns de EJA do Brasil, Financiamento da EJA. Freire e a Educação de adultos G Gramsci e Freire: contribuições para o campo da Educação de Adultos I: Integração da Educação Básica e da Educação Profissional, Intersetorialidade na EJA. J: Jovens na EJA, juvenilização. L: Legislação e a EJA. M: Materiais didáticos e a EJA. O: Omniteralidade e EJA. P: Pesquisa em EJA, Princípios de..., PROEJA EM e FIC. S: Saberes escolares na EJA, Saberes da Educação Popular. T: Trabalho como princípio educativo, Trabalho docente na EJA. O projeto aguarda aprovação de financiamento do Cnpq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pollyana dos Santos - Integrante / Maria Hermínia Laffin - Coordenador / Joaquim Luís Medeiros Alcoforado - Integrante / Rui Manuel Costa Vieira de Castro - Integrante / Maria de Lourdes da Trindade Dionísio - Integrante / Maria Margarida Machado - Integrante / Antonio Pereira - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Erica Valéria Alves - Integrante / Marinaide Lima de Queiroz Freitas - Integrante / Rita de Cássia Gonçalves - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante / Lourival José Martins - Integrante / Sonia Maria Chaves Haracemiv - Integrante / Jaqueline Pereira Ventura - Integrante / José Jackson Reis dos Santos - Integrante / Adriana Regina Sanceverino - Integrante / Sandra Aparecida Antonini Agne - Integrante / Pedro Lopes da Silva - Integrante / Maria de Fátima Mota Urpia - Integrante.

 


FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: políticas e processos pedagógicos em constituição em Santa Catarina
Descrição: O presente projeto propõe-se, mediante articulação político pedagógicas, analisar processos pedagógicos, a constituição de políticas públicas de EJA e a trajetória da formação docente para esta modalidade em Santa Catarina. Pretende-se, também construir um banco de dados acadêmicos e de fontes utilizadas para analisar o período estudado, articulando discussões teóricas mais amplas e permitindo outros estudos. Tem-se como base para socialização da pesquisa o sistema dos portais dos Fóruns de EJA, particularmente o de SC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Pollyana dos Santos - Integrante / Maria Hermínia Laffin - Coordenador / Vânia Beatriz Monteiro da Silva - Integrante / Inês Soares Nunes Poggio - Integrante / Suzy Castro Alves - Integrante / Marisa Hartwig - Integrante / Donizeti José de Lima - Integrante / Andréa Rettig Nakayama - Integrante / Lêda Letro Ribeiro - Integrante / Jéssica de Sousa Vieira - Integrante / Maria de Lourdes Ramos - Integrante.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página