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Projetos de Extensão - Doutora Maria José de Resende Ferreira

Publicado: Sábado, 11 de Março de 2023, 20h34 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 16h28

Índice de Artigos

 Doutora Maria José de Resende Ferreira  

Evento: Seminário EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado.
Descrição: O objetivo principal do seminário: EJA Integrada: repensando as práticas pedagógicas na produção do conhecimento compartilhado será refletir sobre as práticas docentes interdisciplinares na oferta do curso de agentes de operações em meios de hospedagens no município de Domingos Martins-ES. A metodologia utilizada diz respeito a realização de rodas de conversas com participação de professores, gestores e discentes a partir da apresentação dos registros das oficinas realizadas ao longo do primeiro semestre junto a estudantes da EJA fundamental de Domingos Martins. Na sequência da apresentação e debates acerca das práticas pedagógicas adotadas em cada uma das oficinas, à luz das fundamentações teóricas e conceituais orientadas a partir da proposta de formação humana no âmbito da ominilateralidade (Marx) e da educação desinteressada em Gramsci, buscar-se-á caracterizar o conjunto da proposta de produção do conhecimento compartilhado na perspectiva de uma possível práxis inovadora. Toda a atividade de estudos e avaliação será registrada e resultará na produção de material didático especifico a ser disponibilizado para estudos. Tratam-se de proposições que endossam o movimento comprometido com a trajetória e o fortalecimento da modalidade de educação de jovens e adultos também na condição de destacada área do conhecimento em construção. Assegurar o direito à educação e ingresso, assim como a permanência com a qualidade de ensino comprometida com reflexões e produção do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos da EJA, parece-nos cada vez mais indispensável também, com vistas ao êxito escolar e emancipação destes sujeitos. Refletir sobre as práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos no âmbito das tentativas de precarização da educação pública, é com certeza, buscar dar conta da complexidade dos processos em curso de declarado comprometimento da proposta de formação humana. Assegurar o direito à educação e ingresso, assim como a permanência com a qualidade de ensino comprometida com reflexões e produção do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos da EJA, parece-nos cada vez mais indispensável também, com vistas ao êxito escolar e emancipação destes sujeitos. Com efeito, a presente proposta fortalece o movimento de formação continuada de educadores(as), gestores(as) e estudantes o que em muito contribuirá para fortalecer o movimento em defesa da escola pública, laica, de qualidade e libertária.
Vigência: 2022 - 2022.

Evento: Oficina: Eu e o outro-alteridade e hospitalidade na socialização de estudantes da EJA- fundamental de Domingos Martins.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz repeito a promover reflexões sobre os princípios da hospitalidade na perspectiva da alteridade e socialização de estudantes da EJA fundamental da rede municipal de Domingos Martins. Por meio de metodologias participativas, a oficina será realizada em três etapas indissociáveis e que se complementam. A primeira etapa trata da realização de dinâmicas de autoconhecimento em sua relação com a vida em sociedade, tendo como ponto de partida a identificação e reconhecimento de histórias de vidas individuais a serem reveladas. A segunda etapa diz respeito a atividades de estudos e de pesquisas sobre o sentido da identidade pessoal e coletiva no âmbito da vida em família e na comunidade. A terceira etapa tratar-se-á da realização de movimentos reflexivos induzidos na perceptiva da alteridade: o eu e o outro no contexto dos princípios da hospitalidade manifesta. Todos os movimentos serão registrados para posteriores movimentos analíticos e publicações.
Vigência: 2022 - 2022.

Projeto: Afroturismo: caracterização das manifestações culturais afro-brasileiras e africanas no município da Serra-ES.
Descrição: O objetivo principal desta proposta diz respeito a realização de estudos e pesquisas para caracterização das manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana no município da Serra- ES, que numa primeira etapa mobilizará a atuação de professores e estudantes dos cursos técnicos integrados em guia de turismo e hospedagem além de professores e estudante do programa de educação profissional e tecnológica - ProfEPT. Na sequência, os resultados dos estudos e pesquisas serão apresentados para avaliação e validação junto a estudantes, professores e gestores pedagógicos da EJA fundamental de escolas da Serra-ES. Alvaliados e validados os resultados dos estudos e pesquisas sobre as manifestações culturais de matriz afro-brasileira e africana nos municípios da Serra, dar-se-á a produção coletiva do caderno pedagógico sobre a temática com a participação dos pesquisadores envolvidos. Por fim, o caderno pedagógico será apresentado na segunda oficina de validação do produto educacional de estuante do programa de mestrado no ProfEPT. O caderno pedagógico sobre as manifestações culturais afro-brasileira e africana na Serra será disponibilizado para estudantes além de orientar a produção de roteiros turísticos para potencializar a atuação profissional dos guias de turismo.
Vigência: 2022 - Atual. 

Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em operações de computadores e eletricistas instaladores\as de baixa tensão nos campus Vitória e Serra.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão dos cursos de formação inicial e continuada - FIC, denominados Operadores de computadores e eletricistas instaladores de baixa tensão, a serem ofertados por professores do campus Serra e Vitória respectivamente. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de monitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas aos campis do IFES, durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e exito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Permanência e êxito em cursos de extensão: monitoramento estratégico dos cursos FIC em soldador e caldeiraria no campus Guarapari-ES.
Descrição: O objetivo principal desta ação de extensão diz respeito a realizar monitoramento para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes da Eja-fundamental na conclusão do curso de formação inicial e continuada - FIC, denominado : soldador e caldeiraria a ser ofertado por professores do campus Guarapari. Esta ação está vinculada ao conjunto das ações que compõem o projeto: Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma parceria entre o IFES e MEC. Na definição das estratégias de onitoramento, inicialmente buscar-se-á analisar os projetos em seus respectivos objetivos pré-concebidos para assim, definir os indicadores, os instrumentos de verificação e as estratégias de alinhamentos necessários, capazes portanto de assegurar a permanência e o êxito dos cursistas. Será comporta uma equipe formada por professores, representantes dos estudantes, representantes das prefeituras e pela pesquisadora do programa de mestrado-ProfEPT, sob a orientação de seus respectivos professores. No âmbito das metodologias participativas, serão desenvolvidos instrumentos de avaliações permanentes junto aos estudantes e professores; definido cronograma de realização de visitas técnicas durante as aulas, definido roteiro de tomadas de depoimentos de estudantes e professores, e definido agenda de reuniões para fins de avaliações e alinhamentos, caso necessário. O espaço da biblioteca deverá compor o objeto de estudos para fins de definição de estrategias de acolhimento e para potencializar o processo de produção do conhecimento. A partir dos relatórios parciais e do relatório final, será produzido um guia prático de metodologias de avaliação de projetos educativos e formativos e de estratégias de acesso/acolhimento, permanência e êxito de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos EJA.
Vigência: 2022 - Atual.

Curso: Curso de formação inicial continuada - FIC: Agentes de Operações em Meios de Hospedagens em Vitória-ES
Descrição: O presente projeto de curso de extensão está relacionado ao atendimento de demandas por qualificação profissional apontadas por representantes dos segmentos de atividades turísticas, bem como, pela comunidade e prefeitura de Vitória por meio da coordenação da EJA-fundamental. O curso de agentes de operações em meios de hospedagens será destinado a estudantes jovens e adultos da EJA-Fundamental, de Vitória. A proposta pedagógica fundamenta-se no conceito de hospitalidade em sua relação direta com os atributos humanos do bem-acolher, do bem-receber circunscritos aos pressupostos filosóficos e político-pedagógicos da proposta de formação humana integral. Também por meio de atividades de ensino e de pesquisas orientadas aos cursistas será oportunizado a possibilidade de releitura do espaço urbano da cidade de Vitória na perspectiva dos princípios da hospitalidade urbana: identidade, legibilidade e acessibilidade; uma estratégia pedagógica voltada para o fortalecimento da identidade e do sentimento de pertença, além de potencializar a atuação nos mais diversos setores de serviços. As atividades complementares extraclasse estarão vinculadas diretamente ao desenvolvimento dos módulos formativos. A partir da conclusão do curso s estudantes serão motivados a darem continuidade aos estudos a partir dos cursos técnicos integrados ofertados pelo Proeja, Ifes campus Vitória.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Retiro, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual. 

Curso: Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT.
Descrição: Será totalmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Moodle 3.1. O Curso de aperfeiçoamento em formação de professores e professoras nas modalidades: educação de jovens e adultos?EJA e a educação profissional e tecnológica-EPT, tem por objetivo principal formar profissionais da educação com capacidade para atuar na confluência de modalidades educacionais de forma proativa. O curso leva em consideração as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional integrada à básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos desse campo devem ser pensados.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Ações compartilhadas: empreendedorismo turístico em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Projeto de extensão relacionado à proposta de revisão do inventario turístico da cidade de Santa leopoldina seguido da definição de diretrizes ao plano de desenvolvimento turístico. 
Vigência: 2020 - Atual. 

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Domingos Martins Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Metodologias inovadoras na execução e monitoramento projetos de formação inicial continuada de educadores(as) e estudantes na modalidade EJA-EPT.
Descrição: O projeto de pesquisa e inovação está associado ao conjunto de ações que fazem parte do projeto: "Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos".
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de informações turísticas em Domingos Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores das localidades para assim, atender a demanda existente, é que propomos o curso de Agente de Informações Turísticas. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, a qualificação de jovens e adultos por meio do curso de agente de informação turística possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outa importante contribuição diz respeito ao atendimento hospitaleiro de turistas contribuindo assim para a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual. 

Projeto: Projeto de monitoramento e permanência em cursos de formação inicial continuada.
Descrição: Entende-se como monitoramento o acompanhamento analítico das ações executadas, auxiliando na identificação e análise de informações relacionadas à execução do projeto e a tomada de decisões. Desta forma, este procedimento uma vez adotado irá possibilitar o acompanhamento das fases de implementação do projeto de oferta de cursos de formação inicial- FIC, em questão, assim como a explicação de seu desempenho e resultados obtidos. Buscaremos o acompanhamento dos cursos ofertados, sobre a adequação das estratégias e sobre as influências favoráveis e desfavoráveis relacionadas às ofertas, sobre os resultados esperados e alcançados, na perspectiva de ampliar a capacidade da equipe executora em compreender a realidade e atuar de maneira eficiente para fins de assegurar a permanência e o êxito dos estudantes na realização e conclusão dos cursos de formação inicial continuada, ofertados nos municípios de Vitória, Serra, Guarapari, Santa Teresa, Domingos Martins e Santa Leopoldina, ES.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade em especial, por meio das escolas e das comunidades locais, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Araçatiba, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Evento: 1ª Feira de Turismo do Ifes-Campus Vitória
Descrição: Atividade de promoção e divulgação do curso técnico integrado de guia de turismo do Ifes-Campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.

Evento: II Semana de Turismo Ifes Campus Vitória
Descrição: Atividade de ensino, pesquisa e extensão voltada para a promoção do processo de ensino-aprendizagem e formação profissional dos estudantes do curso técnico integrado em guia de turismo do Ifes, campus Vitória.
Vigência: 2017 - 2017.

Projeto: Coletivo Pela Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania.
Descrição: Através de metodologias participativas, o programa de extensão denominado: Coletivo Pe-la Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania, é o embrião de uma proposta que se pretende inovadora no campo da relação ensino, pesquisa e extensão. Os princípios e valores desta proposta de atuação e intervenção estão alicerçados na interdisci-plinaridade, interprofissionalidade, na interculturalidade, no pluralismo e no exercício da ci-dadania. As iniciativas voltadas para o propósito da formação continuada através do ensino e da pesquisa estarão alicerçadas em atividades diversas com base nos princípios da mobi-lização para a efetiva participação social em ações compartilhadas comprometidas com a transformação social. A partir da produção e realização de atividades socioeducativas, cultu-rais, recreativas, de lazer e formação para a vida e o trabalho, buscar-se-á promover a inte-gração e cooperação entre os mais diversos entes sociais. Nesta perspectiva, a realização de em cursos, minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, eventos, estudos orientados em atividades cientificas, atividades associativas, além da vinculação à outros projetos de extensão e de pesquisa são algumas das ações voltadas para à promoção humana e a emancipação cidadã no viés do protagonismo social.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Programa Nacional Mulheres Mil - as paneleiras de Goiabeiras 
Descrição: O PNMM tem como objetivo a promoção da equidade de gênero, a inclusão social, o acesso à educação de qualidade e ao mundo do trabalho. Nessa discussão, trazemos o papel social do Ifes, enquanto instituição educativa, que prevê, na Lei n.º 11.892/2008, em seus diversos artigos, a criação de mecanismos para a promoção do acesso das populações tradicionalmente afastadas da possibilidade de inclusão ao conhecimento, à tecnologia e à inovação gerados nos IFs. Para a implementação desse Programa, pioneiro nesse Instituto, foi escolhida a comunidade onde residem as paneleiras de Goiabeiras. Acreditamos que essa ação do Programa Mulheres Mil para com essa comunidade vai agregar valor ao trabalho já realizado por essas artesãs, por meio dos cursos de qualificação. Entendemos que ao estabelecer essa parceria com a comunidade, com o Ifes e com as demais instituições, cria-se uma rede de agentes sociais, comprometida com a visibilidade no trato da discriminação dos gêneros, o que pode trazer ganhos significativos para essas questões.
Vigência: 2012 - Atual.

 

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