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Projetos de Extensão - Doutora Marcia Gonçalves de Oliveira

Publicado: Sábado, 11 de Março de 2023, 20h34 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 16h28

Índice de Artigos

Doutora Marcia Gonçalves de Oliveira  

Projeto: Moocs de Lovelace - Curso Híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0
Descrição: O projeto Moocs de Lovelace - Curso Híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0 representa um conjunto de ações de popularização da Ciência da Computação desenvolvidas pela Corte de Lovelace para iniciação tecnológica e chamada de meninas do Ensino Fundamental e Médio para as carreiras de computação. Essas ações visam promover um ensino híbrido, aberto, massivo e inclusivo por meio de tecnologias de Moocs e metodologias ativas para desenvolvimento de competências tecnológicas e socioemocionais nos processos de ensino e aprendizagem de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional.Como principais diferenciais do projeto destacamos: as parcerias com a secretaria de Educação para expansão do projeto em escolas da rede estadual do Estado do Espírito Santo e para formação de professores da Educação Básica em Pensamento Computacional, Programação e Robótica; e a promoção do estágio dirigido para formação e encaminhamento profissional de estudantes com bons desempenhos no curso.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Moocs de Lovelace no Ensino Híbrido e Online de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação
Descrição: O projeto é uma ação de popularização da computação para Meninas do Ensino Fundamental e Médio promovida pelo grupo Corte de Lovelace, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto trata de uma extensão baseada em Mooc do curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional realizado pela Corte de Lovelace nos anos de 2019 e 2020. Nessa nova versão de curso, já considerando um contexto de Pandemia com ensino remoto, a parte online será desenvolvida em ambiente virtual de aprendizagem baseado em Mooc sem tutoria e a parte presencial (ou remota), em espaços educacionais físicos ou remotos de pólos da Universidade Aberta e a Distância (UaB). O curso será oferecido para alunas das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) do interior do Estado do Espírito Santo com mediação de professores conteudistas, instrutores (tutores) e monitores sob supervisão de um multiplicador. A ação é promovida pelo grupo Corte de Lovelace, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do programa Agenda Mulher da vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. (Projeto do EDITAL IFES/SETEC 03/2020 DE APOIO À INICIAÇÃO TECNOLÓGICA).
Vigência: 2021 - 2022.

Projeto: A Escola de Inovação de Vitória,ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (re)inventando a Educação
Descrição: O Centro de Ciência, Educação e Cultura - Escola de Inovação de Vitória - ES, por meio de seu acervo composto por equipamentos modernos de prototipagem de produtos, associando o uso de metodologias ativas nos processos de criação e desenvolvimento, propõe avançar no ensino de programação e robótica com a formação de equipes, que além de participarem de torneios, estarão envolvidas desde os processos de fabricação digital até às construções de soluções robóticas em abordagens de aprendizagem ativa. Uma proposta educativa que acontecerá em espaços virtuais e oficinas presenciais/remotas, em modelo híbrido, por meio da qual as equipes discutirão alternativas e estratégias, planejarão o design e desenvolverão simulações de projetos robóticos utilizando plataformas digitais. As equipes serão acompanhadas e orientadas por professores e monitores, a realizarem o trabalho de forma colaborativa, ativa e prática. A ideia é promover o desenvolvimento das competências para o século XXI criando um ambiente de aprendizagem lúdico e criativo que estimule os estudantes a formarem equipes podendo culminar com a participação em torneios estaduais e nacionais de robótica. (CHAMADA PÚBLICA IFES Nº 01/2021 - PROJETO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO).
Vigência: 2021 - 2022.

Projeto: Projeto de Extensão no 2774 - ProgramaKids: Apresentando a programação para as crianças
Descrição: Atualmente o pensamento computacional compõe a lista de habilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania, visto que a presença da tecnologia em nossas vidas é uma realidade. As crianças passaram a perceber o mundo por meio de dispositivos eletrônicos, que proporcionam conhecimento, entretenimento e socialização. Percebe-se a curiosidade das crianças pelo funcionamento dos elementos digitais tão presentes em sua rotina. O estímulo desses interesses pode ser alcançado pela introdução da programação de computadores na infância, motivando o aumento no interesse de profissionais pela área de Computação e a diminuição da significativa disparidade de gênero nas áreas tecnológicas. Nesta direção, desenvolvemos um curso de programação online, gratuito e em português, com foco no público infantojuvenil (de 7 a 13 anos de idade) do ensino fundamental, que será publicado na plataforma de Cursos Abertos do IFES, no formato MOOC.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Moocs de Lovelace e de Mary Keller: Espaços Virtuais de Formação em Computação Criativa na Perspectiva da Educação Científica
Descrição: Este projeto representa um conjunto de ações de popularização da ciência computação através do desenvolvimento de Moocs ( Massive Open Online Courses Cursos Online Abertos e Massivos) para Formação de Professores em Introdução à Computação e para o ensino de Pensamento Computacional, de Programação na perspectiva da Educação Científica. A ideia desse projeto surge como uma proposta que visa atender à expressiva demanda do mundo do trabalho no século XXI por formações tanto de alunos quanto de profe ssores que contemplem as habilidades exigidas pela atual sociedade do conhecimento e pela Indústria 4.0. Dessa forma, sabendo que os conhecimentos de Pensamento Computacional e Programação favorecem o desenvolvimento dessas habilidades, temos como objetivo desenvolver Moocs de Lovelace para o ensino de Pensamento Computacional e de Programação e Moocs de Mary Keller para formação de professores em Introdução à computação. Os Moocs de Lovelace são uma referência à Ada Lovelace, a primeira programadora do mun do, e têm como proposta atrair mulheres para a computação através do ensino diferenciado, em uma perspectiva feminina e científica, dos conteúdos de Pensamento Computacional e de Programação. Os Moocs de Mary Keller , por sua vez, são uma referência à freira Mary Keller, que foi a primeira doutora em Ciência da Computação que se destacou no mundo da computação por atentar para o uso educacional da computação em tempos que a computação servia predominantemente aos interesses de guerra. Dentro dessa proposta d e uso educacional da computação, os Moocs de Mary Keller se destinam à formação de professores em Introdução à computação. Os diferenciais dessas propostas de Moocs são incentivar o ingresso de mulheres na computação, resgatar os princípios de simplicidade e colaboração da Educação a Distância no projeto de cursos online, desenvolver metodologias de ensino baseadas na Educação Científica e orientadas ao desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, favorecer a acessibilidade de sur dos aos cursos com materiais traduzidos para LIBRAS e promover a geração de novos conhecimentos a partir de um trabalho criativo e colaborativo de tutoria compartilhada em ambientes de Moocs. Como extensão deste trabalho, haverá ainda uma iniciação ao trab alho de pesquisa para análise de aprendizagem em Moocs por meio de tecnologias de reconhecimento de padrões e técnicas estatísticas. Dessa forma, a principal contribuição deste trabalho para a Computação e para a Educação é, portanto, oferecer uma possibilidade de formação de pessoas que favoreça não apenas o desenvolvimento profissional para atender as demandas da Indústria 4.0, mas também o desenvolvimento científico para o trabalho criativo em práticas profissionais de computação ou de Educação em Informática.
Vigência: 2020 - 2022.

Projeto: O Moodle de Lovelace - Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica Uma chamada de meninas para as carreiras de computação
Descrição: Edital CORTE DE LOVELACE - RESOLUÇÃO N° 244/2019 - FAPES. O projeto Corte de Lovelace é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação que promove ações de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo levar o ensino de pensamento computacional, programação e robótica em uma chamada de meninas para as carreiras de computação.
Vigência: 2019 - 2021. 

Curso: Práticas Educativas Tecnológicas com Metodologias Ativas
Descrição: O Curso Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação é uma ação de extensão entre o Cefor e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME) que tem como objetivo capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir do trabalho de pesquisa realizado nessas práticas. Esse curso será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: Uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, Curso a Distância de redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação e Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas.
Vigência: 2018 - 2018.

Evento: Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação
Descrição: Evento de Extensão para apresentação de trabalhos produzidos do curso de extensão "Metodologias Ativas e Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação". O evento teve palestras e apresentação dos artigos produzidos no curso.
Vigência: 2018 - 2018.

 

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