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Projetos de Pesquisa - Doutora Pollyana dos Santos

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos

 Doutora Pollyana dos Santos 

Projeto: FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: a construção de um glossário eletrônico
Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação interinstitucional. O presente projeto de pesquisa objetiva compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Nesse sentido, toma como problemática situar quais são os principais fundamentos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O campo empírico é um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos (Qualis A e B), nas quais se pretende a análise de conteúdo situando abordagens teórico-metodológicas e aprofundamento dos principais autores e conceitos que referenciam tais investigações. Fundamentam este projeto os estudos de M. M. MACHADO (2000) J. VENTURA (2012), M. H. LAFFIN (2012), M. H. LAFFIN e S. GAYA (2012) e A. SARTORI (2011). Sobre a questão de método de análise os estudos de K. Marx (2009), J. P. Netto (2011), C. Taffarel (2009) L. BARDIN (1995) C. CAMPOS (2004), S. HADDAD (2002) e J. ROMANOWSKI E R. ENS (2006) são fundamentais para orientar a investigação. Como resultado principal esperado da pesquisa será a sistematização dos fundamentos, conceitos e autores levantados e organizados em um conjunto de verbetes na forma de livro online na forma de um Glossário. Cada verbete tem a característica de um pequeno artigo escrito por um pesquisador ou pesquisadores brasileiros e estrangeiros.Temas investigados para produção dos verbetes do glossário: A: Adultos e Adultez; Alfabetização de Jovens e Adultos, Alfabetização de adultos e Educação Popular; Analfabetismo. B: Brasil Alfabetizado C: Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs), Currículo e EJA, Currículo emancipatório na EJA, Currículo por Competências. D: Docência na Educação de Jovens e Adultos, Direitos e Educação de Jovens e Adultos. E: Educação de Jovens e Adultos; Educação de Adultos; Educação ao Longo da Vida; Educação e Trabalho; Ensino Supletivo; Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, ENEJA- Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular, EJA e a Escolarização. F: Formação Permanente, Formação dos Educadores, Formação Inicial de Professores, Formação Continuada e/ou em serviço de Professores, Fóruns de EJA do Brasil, Financiamento da EJA. Freire e a Educação de adultos G Gramsci e Freire: contribuições para o campo da Educação de Adultos I: Integração da Educação Básica e da Educação Profissional, Intersetorialidade na EJA. J: Jovens na EJA, juvenilização. L: Legislação e a EJA. M: Materiais didáticos e a EJA. O: Omniteralidade e EJA. P: Pesquisa em EJA, Princípios de..., PROEJA EM e FIC. S: Saberes escolares na EJA, Saberes da Educação Popular. T: Trabalho como princípio educativo, Trabalho docente na EJA. O projeto aguarda aprovação de financiamento do Cnpq..
Vigência: 2015 - Atual

Projeto: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: políticas e processos pedagógicos em constituição em Santa Catarina
Descrição: O presente projeto propõe-se, mediante articulação político pedagógicas, analisar processos pedagógicos, a constituição de políticas públicas de EJA e a trajetória da formação docente para esta modalidade em Santa Catarina. Pretende-se, também construir um banco de dados acadêmicos e de fontes utilizadas para analisar o período estudado, articulando discussões teóricas mais amplas e permitindo outros estudos. Tem-se como base para socialização da pesquisa o sistema dos portais dos Fóruns de EJA, particularmente o de SC..
Vigência: 2010 - Atual.

 

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