Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa - Doutora Maria José de Resende Ferreira

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos

Doutora Maria José de Resende Ferreira 

Projeto: Estratégias para o ciclo turismo em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Trata-se de um trabalho de levantamento , mapeamento e definição do itinerário a ser apresentado como proposta para a implantação do ciclo turismo na cidade de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização e caracterização dos atrativos turísticos de Domingos Martins
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos da cidade.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização, e caracterização dos atrativos turísticos de Santa Leopoldina
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Caracterização dos meios de hospedagens de Santa Leopoldina
Descrição: Identificação, mapeamento e caracterização dos meios de hospedagens do município de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Reestruturação do turismo de base comunitária na comunidade de Retiro
Descrição: A proposta do projeto diz respeito a mobilização da comunidade quilombola de Retiro para promover a revisão e alinhamentos ao roteiro turístico de base comunitária.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Roteiro turístico em Araçatiba
Descrição: Definição de estratégias para produção de roteiro turístico de base comunitária em Araçatiba, Viana-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Potencialidades turísticas da Barra do Jucu- Vila Velha
Descrição: Levantamento e caracterização do potencial turístico da Barra do Jucu em Vila Velha-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Afro turismo no município de Serra
Descrição: Definir estratégias para produção e divulgação do roteiro turístico em territórios negros do município da Serra.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: A condição de pesquisa exploratória e descritiva, abre a possibilidade de inserção dos estudantes do mestrado em conjunto com estudantes egressos do curso técnico em guia de turismo, em especial, nesta respectiva etapa de pesquisa e de estudos sobre a comunidade de Retiro, localizada no município de Santa Leopoldina-ES. Trata-se portanto, de uma atividade que demanda envolvimento e comprometimento, no sentido de assegurar a realização da presente pesquisa, em sua primeira fase, relacionada ao reconhecimento e caracterização geral das comunidades populares, a partir do seu contexto histórico de origem e formação.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade em especial, por meio das escolas e das comunidades locais, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Araçatiba, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Domingos Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de pesquisa extensão: Caracterização da oferta e demanda turística de Santa Leopoldina-ES.
Descrição: Identificar e caracterizar a oferta turística de Santa Leopoldina para fins de apontar diretrizes à elaboração do plano municipal de turismo.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO IDENTIDADES E DIFERENTES DIMENSÕES DE INTEGRAÇÃO
Descrição: A proposta de pesquisa aqui apresentada tem como propósito dar continuidade aos estudos que vimos desenvolvendo no Núcleo 1 PPG-UFES da rede de Pesquisa, UFG-UFES-UnB, do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), Edital 49/2012, no período 2013-2017 , que ora encerra o seu percurso de trabalho coletivo. As pesquisas concluídas e sistematizações resultantes deste período indicam a necessidade de prosseguir em nível local com estudos voltados para o aprofundamento de algumas questões que persistem como desafios, como a das práticas de integração curricular, a da construção de currículos integrados nas práticas de educação de jovens e adultos (EJA) que incorporem os fundamentos da educação popular bem como de outras questões que, no percurso, foram se colocando como necessárias à abordagem teórico-epistemológica das políticas educativas em geral e, em específico, das políticas de EJA. Coerente com a abordagem epistemológica da educação popular, a pesquisa participativa é assim uma opção assumida inicialmente no movimento dessa investigação que se abre para dialogar com outras abordagens metodológicas buscando desocultar ?saberes e práticas da margem?, numa perspectiva transdisciplinar A pesquisa participativa, como opção metodológica é tomada como uma "mediação pedagógica capaz de contribuir na formação dos sujeitos envolvidos" (STRECK; ADAMS, 2017, p.41). Ainda reafirmando a opção pela educação popular e pela pesquisa participativa, assumimos "a perspectiva crítica , libertadora, desde a ótica do Sul [de forma associada] à dinâmica de luta pela descolonialidade do conhecimento" (p.42). No movimento de investigação das políticas e práticas, estaremos em uma primeira etapa prosseguindo, de forma orgânica, com o envolvimento junto a 2 escolas onde atuaram e atuam os professores de educação básica participantes da pesquisa anterior: a EMEF EJA 'Prof. Admardo Serafim de Oliveira' da Rede Municipal de Vitória, o Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a gestão de EJA da rede municipal de Cariacica. Esses loci de pesquisa continuam sendo, na presente proposta, os principais espaços de investigação na continuidade da pesquisa, o que não exclui a abertura para acolhimento de outros loci que venham a ser parte de investigações a serem desenvolvidas por mestrandxs, doutorandxs e estudantes de IC.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Curso de extensão de formação inicial em educação turística: território, identidade e pertencimento.
Descrição: Promover a formação de professores da rede municipal em educação turística com vistas a fortalecer a identidade e o sentimento de pertença dos munícipes por meio da identificação e reconhecimento das potencialidades turísticas do município de Santa Leopoldina, ES.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Ações compartilhadas: empreendedorismo turístico em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Projeto de extensão relacionado à proposta de revisão do inventario turístico da cidade de Santa Leopoldina seguido da definição de diretrizes ao plano de desenvolvimento turístico.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária: estudo e caracterização geográfica, histórica e sociocultural das comunidades populares de Vitória-ES
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Turismo, território, cultura e cidadania e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar, reconhecer e caraterizar as comunidades populares de Vitória-ES, a partir de seus aspectos geográficos, históricos e socioculturais com vistas a fomentar elaboração de roteiros turístico de base comunitária na cidade.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Estudo do perfil dos guias de turismo do Espírito Santo
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Turismo, território, cultura e cidadania e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar e caraterizar o perfil dos guias de turismo do Espírito Santo.
Descrição: 2017 - Atual.

Projeto: Coletivo Pela Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania.
Descrição: Através de metodologias participativas, o programa de extensão denominado: Coletivo Pe-la Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania, é o embrião de uma proposta que se pretende inovadora no campo da relação ensino, pesquisa e extensão. Os princípios e valores desta proposta de atuação e intervenção estão alicerçados na interdisci-plinaridade, interprofissionalidade, na interculturalidade, no pluralismo e no exercício da ci-dadania. As iniciativas voltadas para o propósito da formação continuada através do ensino e da pesquisa estarão alicerçadas em atividades diversas com base nos princípios da mobi-lização para a efetiva participação social em ações compartilhadas comprometidas com a transformação social. A partir da produção e realização de atividades socioeducativas, cultu-rais, recreativas, de lazer e formação para a vida e o trabalho, buscar-se-á promover a inte-gração e cooperação entre os mais diversos entes sociais. Nesta perspectiva, a realização de em cursos, minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, eventos, estudos orientados em atividades cientificas, atividades associativas, além da vinculação à outros projetos de extensão e de pesquisa são algumas das ações voltadas para à promoção humana e a emancipação cidadã no viés do protagonismo social.

Projeto: Relações de Gênero, Memória e Educação Profissional: Interlocuções e mediações da escolarização feminina no Ifes.
Descrição: Essa proposta insere-se nas ações das pesquisas empreendidas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Profissional ? GEPEP, do Ifes campus Vitória e pela Rede de Pesquisa UFG/UFES/UnB do Programa Observatório da Educação (Obeduc/Capes/Inep). Assim, a proposta do estudo visa analisar, na perspectiva das relações de gênero, as experiências, as táticas e os movimentos produzidos no itinerário formativo das estudantes da EJA do Programa Mulheres Mil inseridas nos cursos técnicos, notadamente, no Proeja do Ifes campus Vitória. Pretendemos também, por meio do viés historiográfico, contribuir com a construção da História da Educação Profissional na rede federal, diferenciando-se daquelas já naturalizadas no âmbito acadêmico. Nosso intuito é desvelar que sua história também foi construída na interdição da mulher à escolarização e à profissionalização técnica e, que esses interditos, ausências e silêncios influenciaram, para a configuração da divisão sexual de trabalho e reforçaram a ?apropriação masculina da técnica? (HIRATA, 2002), contribuindo, ainda hoje, para a produção dos mecanismos de desigualdade das relações sociais de gênero. Utiliza-se da abordagem qualitativa com o apoio do Estudo de Caso conforme defendem Bogdan e Biklen (1994), entre outros. Os instrumentos para a produção dos dados consistem em entrevistas com as educandas dos Programas e da análise documental por meio das fontes primárias do acervo do Ifes na busca dos vestígios da inserção e da presença feminina nos cursos da instituição, que ao longo dos anos têm ofertado cursos considerados ?naturalmente masculinos?. Desse modo, além da avaliação dos programas de inclusão, empreendemos também um resgate histórico das relações de gênero estabelecidas na instituição e contribuiremos na recuperação das fontes documentais e na construção do Centro da memória e da identidade da instituição. Os intercessores teóricos são Nader (2005; 2007), Bruschini (2000), Hirata (2002), Ferreira (2003; 2012) e Nogueira (2003; 2009), entre outros. Acreditamos assim, que esse estudo possa contribuir para a (re)formulação de políticas públicas pelo Estado ou de ações afirmativas conduzidas por organizações ligadas à questão da mulher, no que diz respeito ao seu processo de escolarização e formação técnico-profissional.
Vigência: 2016 - Atual. 

Projeto: Grupo de Pesquisa em Educação Profissional Técnica - GEPEP
Descrição: Realizar estudos e pesquisas em Educação Profissional enfocando o desenvolvimento curricular na pespectiva da integração entre a formação geral humanística e a formação para o mundo do trabalho.
Vigência: 2009 - Atual.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página