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Projetos de Pesquisa - Doutora Marize Lyra Silva Passos

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos

Doutora Marize Lyra Silva Passos  

Projeto: Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce
Descrição: O projeto "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce" (Projeto Rio Doce Escolar) pretende realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas) atuantes nas escolas públicas da educação básica em 4 municípios (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares) localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é atender 50% das escolas, cerca de 140 escolas da região com formações de Educação Ambiental, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas que resultem em produtos educacionais gerando impactos reais para a escola e o município, produtos esses que pretendem articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a construção de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental. Serão ofertados 1 curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental de 240h, com 700 vagas, articulado com 1 curso de ?Especialização em Educação Ambiental? de 380h, com 140 vagas, que estarão articulados com 14 dissertações de Mestrado e 7 Teses de Doutorado de discentes do Programa EDUCIMAT. Para cada escola envolvida com o Projeto serão oferecidas 5 vagas para o curso de ?Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental?, sendo 3 vagas destinadas à docentes de diferentes disciplinas, 1 vaga para um gestor e 1 vaga para um representante da comunidade com formação superior que tenha/terá envolvimento direto com ações educativas desenvolvias na escola. Esses 5 diferentes atores educativos irão formar um GT (grupo de trabalho) para desenvolver ações de educação ambiental na Escola dentro de uma temática ambiental. O produto final gerado por cada um dos atores educativos no final do Aperfeiçoamento será um Relato de Experiência de uma Proposta Pedagógica Aplicada (PPA), onde todas as propostas estarão articuladas dentro de um único Projeto de Educação Ambiental Escolar. As diferentes PPA's serão construídas pelos educadores a partir das diferentes Metodologias Pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do curso de Aperfeiçoamento.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Criação e utilização de cursos MOOC
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas acerca de diversas temáticas que envolvem o planejamento, desenvolvimento e uso dos cursos MOOC. Considera as tendências atuais em pesquisa nessa área que se ocupam de análises voltadas para a qualidade dos cursos, explorando os aspectos relacionados à metodologia, ferramentas tecnológicas, design de aprendizagem, entre outros. Dentre essas temáticas destacam-se: Processos de criação de cursos; avaliação sobre o uso de MOOC; automatização de processos; granularidade de cursos/conteúdo; aprendizagem personalizada; gamificação em cursos; análise da aprendizagem e design de aprendizagem em cursos MOOC. A partir do desenvolvimento de planos de trabalho envolvendo esses temas, por meio de pesquisas realizadas, aperfeiçoando os processos de criação e implementação, o design e as metodologias e ferramentas utilizadas, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos MOOC ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para a formação continuada de servidores e para formação ao longo da vida da comunidade em geral.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais Educacionais: (re)pensando estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem
Descrição: O presente projeto tem como proposta a análise do uso de metodologias ativas de aprendizagem e de tecnologias digitais educacionais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. Trata-se de um projeto mais abrangente que visa contemplar subprojetos. Esses terão como foco a realização de investigações a partir de uma rede de colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais, professores e estudantes.
Vigência: 2017 - Atual.

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