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Projetos de Pesquisa - Doutor Edson Maciel Peixoto

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos

 Doutor Edson Maciel Peixoto 

Projeto: História e memória da EPT local, regional e nacional
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Macroprojeto História e memórias no contexto da EPT do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Custo aluno-qualidade: qual o financiamento necessário para a educação infantil municipal de Cachoeiro de Itapemirim?
Descrição: A partir de um estudo exploratório qualitativo nas unidades de educação infantil municipais de Cachoeiro de Itapemirim, esta pesquisa propõe investigar o financiamento necessário para a implementação do Custo Aluno-Qualidade - CAQ nessas unidades, como mecanismo que aponta o quantitativo de recursos necessários para a garantia de, pelo menos, um padrão minimo de qualidade. Os sujeitos da pesquisa são todas as unidades de educação infantil públicas municipas de Cachoeiro de Itapemirim que atendem às crianças de quatro e cinco anos, ou seja, na etapa pré-escolar. Realizar essa investigação implica contribuir com o município nas discussões e ações acerca da implementação das metas previstas nos planos municipal, estadual e nacional de educação, e no cumprimento do princípio constitucional da ?[...] garantia de padrão de qualidade? no ensino (BRASIL, 1988, art. 206, VII). A adoção do Custo Aluno-Qualidade inicial ? CAQi consiste no passo inicial para que a educação efetive-se como direito de todos, para todos e em todos os lugares, e não privilégio de alguns que podem acessar unidades educacionais constituídas por insumos indispensaveis a processos educacionais organizados a partir de padrões de qualidade. Padrões esses que foram objeto do Parecer nº 8/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação ? CEB/CNE e que adotaremos, nesta pesquisa, para fins de diagnóstico e apontamentos das necessidades referentes a materiais, equipamentos, recursos humanos (docentes e não docentes), políticas de valorização dos profissionais de educação, bem como a relação de profissionais por criança atendida, estrutura administrativa, forma de gestão etc. Portanto, pesquisar a realidade das unidades educacionais da educação infantil, com o foco nos padrões de qualidade e mensurá-los financeiramente, expõe os desafios a serem perseguidos pela administração municipal para superar a dicotomia quantidade-qualidade presente ainda hoje nas políticas educacionais com vistas à garantia de qualidade socialmente referenciada na educação..
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Os sentidos atribuidos pelas crianças à cidade
Descrição: Está contemplada nas Diretrizes Gerais de Lei nº 10.257 de 2001 (Estatuto das Cidades), dentre outras, "a garantia do direito a cidades sustentáveis e a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano"; e como um dos instrumentos da política urbana, "a gestão orçamentária participativa". Ainda que tais prerrogativas significaram uma avanço importante na consolidação de políticas de planejamento das cidades, as crianças continuam sendo invisibilizadas como atores sociais com competências políticas (SARMENTO, 2007). A extensão desse fato tem ocasionado uma "invisibilidade cívica" das crianças em decisões que também dizem respeito às suas vidas. Resulta-se daí, um confinamento da infância a um espaço social condicionado e controlado pelos adultos. Se a participação política não se restringe ao poder do voto e nem se constitui como um dado etário, a cidadania política das crianças deveria constituir-se em um pressuposto importante na formulação das políticas públicas e das experiências entre as culturas infantis e as diferentes categorias geracionais. É com a compreensão das crianças como atores sociais com competências políticas de expressar suas opiniões e razões acerca da cidade que os objetivos ora enunciados se fundamentam.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Educação em Tempo Integral na Educação Infantil: um estudo das concepções e práticas no Estado do Espírito Santo
Descrição: A hipótese de que a experiência da educação integral na educação infantil se mantém principalmente sob a égide da ampliação do tempo de permanência da criança na instituição é um anúncio do quão se fazem necessários estudos e pesquisas que nos permitam compreender os diferentes desafios e motivações que têm se constituído em torno da demanda de ampliação do tempo integral ou da educação em tempo integral na educação infantil. Portanto, uma análise mais apurada dos diferentes processos que vem ocorrendo em torno da organização e implementação dessas propostas será um caminho importante para subsidiar as políticas de educação infantil. Com o intuito de compreender as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno do atendimento da educação infantil em tempo integral, propomos um estudo exploratório com o objetivo de mapear, bem como, analisar as experiências existentes em diferentes cidades do Estado do Espírito Santo, cujos contextos diversos (creche e pré-escola, campo e cidade, esfera pública e privada com ou sem fins lucrativos), tem feito emergir formas institucionalizadas e justificações múltiplas de ampliação do tempo de permanência das crianças em creches e/ou pré-escolas. Analisar as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno dos processos de organização e implementação do atendimento do tempo integral nas creches e nas pré-escolas como subsídios às políticas de educação infantil. Para atender as perspectivas apresentadas no objetivo geral, foram considerados os seguintes objetivos específicos: - Identificar os fatores de natureza econômica, administrativa, educacional, social e política que motivam a organização e implementação da educação infantil em tempo integral nas creches e pré-escolas; - Investigar os efeitos/consequências da educação infantil em tempo integral na vida das crianças e de suas famílias; na organização e administração escolar e nas práticas pedagógicas.
Vigência: 2013 - Atual. 

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