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Projetos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos


  

Doutor Aldo Rezende  

Projeto: Afro turismo no município de Serra
Descrição: Definir estratégias para produção e divulgação do roteiro turístico em territórios negros do município da Serra.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Potencialidades turísticas da Barra do Jucu- Vila Velha
Descrição: Levantamento e caracterização do potencial turístico da Barra do Jucu em Vila Velha-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Roteiro turístico em Araçatiba
Descrição: Definição de estratégias para produção de roteiro turístico de base comunitária em Araçatiba, Viana-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Reestruturação do turismo de base comunitária na comunidade de Retiro
Descrição: A proposta do projeto diz respeito a mobilização da comunidade quilombola de Retiro para promover a revisão e alinhamentos ao roteiro turístico de base comunitária.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Estratégias para o ciclo turismo em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Trata-se de um trabalho de levantamento , mapeamento e definição do itinerário a ser apresentado como proposta para a implantação do ciclo turismo na cidade de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização, e caracterização dos atrativos turísticos de Santa Leopoldina
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Caracterização dos meios de hospedagens de Santa Leopoldina
Descrição: Identificação, mapeamento e caracterização dos meios de hospedagens do município de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Caracterização dos meios de hospedagens de Domingos Martins
Descrição: Identificação, mapeamento e caracterização dos meios de hospedagens do município de Domingos Martins.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização e caracterização dos atrativos turísticos de Domingos Martins
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos da cidade.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: A condição de pesquisa exploratória e descritiva, abre a possibilidade de inserção dos estudantes do mestrado em conjunto com estudantes egressos do curso técnico em guia de turismo, em especial, nesta respectiva etapa de pesquisa e de estudos sobre os atrativos históricos culturais de Serra. Trata-se portanto, de uma atividade que demanda envolvimento e comprometimento, no sentido de assegurar a realização da presente pesquisa, em sua primeira fase, relacionada ao reconhecimento e caracterização geral dos principais atrativos históricos e culturais do município de Serra.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Metodologias inovadoras na execução e monitoramento projetos de formação inicial continuada de educadores(as) e estudantes na modalidade EJA-EPT.
Descrição: O projeto de pesquisa e inovação está associado ao conjunto de ações que fazem parte do projeto: ?Educação Profissional integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos?. São ações que dizem repeito a proposta de formação de professores e professoras na modalidade de EJA/EPT, assim como de estudantes da Eja-fundamenal por meio da oferta de cursos de formação inicial continuada. Outra ação diz repeito o monitoramento do conjunto das ações em sua totalidade. Inicialmente, por meio de pesquisas junto aos respectivos projetos de formação inicial continuada, a inovação se revelará no indicativo de metodologias participativas capazes de assegurar o acesso, o êxito na permanência e a emancipação dos sujeitos envolvidos na perspectiva da proposta de formação humana integral.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: A condição de pesquisa exploratória e descritiva, abre a possibilidade de inserção dos estudantes do mestrado em conjunto com estudantes egressos do curso técnico em guia de turismo, em especial, nesta respectiva etapa de pesquisa e de estudos sobre a comunidade de Retiro, localizada no município de Santa Leopoldina-ES. Trata-se portanto, de uma atividade que demanda envolvimento e comprometimento, no sentido de assegurar a realização da presente pesquisa, em sua primeira fase, relacionada ao reconhecimento e caracterização geral das comunidades populares, a partir do seu contexto histórico de origem e formação.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: A condição de pesquisa exploratória e descritiva, abre a possibilidade de inserção dos estudantes do mestrado em conjunto com estudantes egressos do curso técnico em guia de turismo, em especial, nesta respectiva etapa de pesquisa e de estudos sobre a comunidade de Araçatiba, localizada no município de Viana-ES. Trata-se portanto, de uma atividade que demanda envolvimento e comprometimento, no sentido de assegurar a realização da presente pesquisa, em sua primeira fase, relacionada ao reconhecimento e caracterização geral das comunidades populares, a partir do seu contexto histórico de origem e formação.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: A escuta dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos durante a pandemia do Covid 19 : perspectivas para a educação, para a política educacional e para a vida
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de pesquisa extensão: Caracterização da oferta e demanda turística de Santa Leopoldina-ES.
Descrição: Identificar e caracterizar a oferta turística de Santa Leopoldina para fins de apontar diretrizes à elaboração do plano municipal de turismo.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Projeto de pesquisa e extensão: Santa Leopoldina: territorio, identidade e pertencimento.
Descrição: Reconhecer as manifestações de identidade e pertencimento dos moradores de Santa Leopoldina em sua relação com o território.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária: estudo e caracterização geográfica, histórica e sociocultural das comunidades populares de Vitória-ES
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Educação, trabalho, turismo e território e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar, reconhecer e caraterizar as comunidades populares de Vitória-ES, a partir de seus aspectos geográficos, históricos e socioculturais com vistas a fomentar elaboração de roteiros turístico de base comunitária na cidade.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária: estudo e caracterização geográfica, histórica e sociocultural das comunidades populares de Vitória-ES
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Educação, trabalho, turismo e território e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar, reconhecer e caraterizar as comunidades populares de Vitória-ES, a partir de seus aspectos geográficos, históricos e socioculturais com vistas a fomentar elaboração de roteiros turístico de base comunitária na cidade.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Estudo do perfil dos guias de turismo do Espírito Santo
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Educação, trabalho, turismo e território e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar e caraterizar o perfil dos guias de turismo do Espírito Santo.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Projeto Parede Viva
Descrição: Trata-se de um projeto interdisciplinar participativo voltado para a produção de murais em espaços "silenciados" da instituição de ensino. São murais socioeducativos relacionados às mais diferentes temáticas, envolvendo alunos desde a elaboração das propostas à produção com pintura dos murais.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Solidariedade e Cidadania
Descrição: Projeto integrado do TAMBÔ: Núcleo interdisciplinar de formação, pesquisa e extensão , Ifes, Campus de Alegre. Consta de atividades de extensão no campo das praticas esportivas, socioculturais, educativas e ambientais envolvendo alunos e membros da comunidade do entorno da instituição.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Projeto Documentario da Dança das Fitas no Morro do Querosene
Descrição: Este projeto está integrado às ações do TAMBÔ: Núcleo Interdisciplinar de Formação, Pesquisa e Extensão em Educação , Arte e Cultura.
Vigência: 2015 - Atual.

 


 

Doutor Antonio Henrique Pinto 

Projeto: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS CAMPI DO IFES EM MUNÍCIPIOS DO INTERIOR CAPIXABA
Descrição: Esta pesquisa está articulada ao Pós Doutoramento desenvolvido junto à profª Drª Marise Nogueira Ramos (Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ). Tem como temática a implantação do ensino médio integrado ofertado pelo Ifes em alguns municípios do interior do ES. Nesse sentido, esta proposta de trabalho visa dar continuidade aos estudos e pesquisas realizados juntamente a grupos de pesquisas desde 2006, com foco nos temas currículo integrado, ensino médio, educação profissional. Esta proposta também se articula às ações de pesquisa desenvolvidas junto ao Programa de Pós Graduação profEPT/Ifes, integrando e articulando pesquisas desenvolvidas por professores e alunos no âmbito do grupo de pesquisa Educação Básica e Educação Profissional, ao qual sou coordenador.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Integração curricular nos cursos técnicos integrados do Ifes: perspectiva histórica
Descrição: Projeto que articula história e currículo da educação profissional.
Vigência: 2011 - Atual.

 


Doutora Danielle Piontkovsky 

Projeto: DIALOGANDO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: PRESSUPOSTOS E MOVIMENTOS DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Descrição: 
A proposta deste projeto objetiva problematizar, no contexto de processos formativos de profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Ifes, perspectivas de práticas pedagógicas integradoras e contextualizadas para a realização do currículo integrado, bem como a ampliação dos conhecimentos dessa área de modo a contribuir com a formação humana integral.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: ENTRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRESENCIAIS E NÃO PRESENCIAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS CURRICULARES DO CONTEXTO PANDÊMICO
Descrição: A investigação busca problematizar a implementação de práticas com ênfase nas perspectivas da integração curricular e da formação humana integral, assim como destaca as conexões entre as tecnologias digitais utilizadas e o currículo integrado no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE PESQUISA-FORMAÇÃO DOCENTE
Descrição: Intrínseca à prática humana, a avaliação assume na educação escolar um importante destaque no acompanhamento e na potencialização do processo de ensino-aprendizagem protagonizado por professores e educandos e, por consequência, na consecução dos compromissos políticos assumidos pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, este projeto de pesquisa objetiva investigar os sentidos de avaliação escolar produzidos pelos professores da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vila Velha, problematizando a ampliação desses sentidos a partir do diálogo entre os saberes produzidos no cotidiano escolar e as teorizações desse campo do conhecimento. Para isso, em diálogo com a perspectiva de Educação Profissional e Tecnológica (CIAVATTA, 2012; FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012; RAMOS, 2014), de avaliação escolar (ESTEBAN, 2001, 2008, 2010; AFONSO, 2000; FERNANDES, 2009) e de professor-pesquisador (ESTEBAN, ZACCUR, 2002), propomos a realização de uma pesquisa qualitativa, utilizando como principal recurso metodológico "rodas de conversa" (WARSCHAUER, 2001) com os professores, que se configuram numa perspectiva de estudo exploratório. O produto educacional será um "Guia de Formação de Professores em Avaliação Escolar", construído coletivamente a partir da experiência com as rodas de conversa.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: A ARTE E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EPT: A RELAÇÃO ENTRE NÚCLEO COMUM E NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Descrição: Essa pesquisa objetiva apresentar uma abordagem do ensino da arte como potencial para práticas integradoras entre a disciplina de Arte e as disciplinas do núcleo profissionalizante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (EMI), compreendendo esta integração curricular como importante ferramenta para a aprendizagem, enriquecendo cada disciplina envolvida e contribuindo para experiências educativas significativas, de acordo com as legislações educacionais atuais que confirmam as conquistas políticas dessa modalidade de ensino. Apresenta conceitos fundamentais que buscam subsidiar esta aproximação: educação integrada, integração curricular, trabalho como princípio educativo, politecnia e ensino da arte. A metodologia de pesquisa se configura numa abordagem qualitativa, usando pressupostos da pesquisa com os cotidianos por entender que as relações acontecem em meio ao que está sendo feito nesses cotidianos. Por ser tratar de um programa de mestrado profissional, o produto educacional a ser elaborado coletivamente envolverá a professora de Arte e os professores que ministram as disciplinas do núcleo profissionalizante, em Grupos de Trabalho, afim de elaborar Cartões Postais com imagens e sugestões de integração entre os conteúdos dessas disciplinas, pretendendo contribuir com a superação da fragmentação do conhecimento e o fortalecimento do lugar da arte no processo de formação humana. As teorizações são embasadas por BARBOSA (2002, 2009, 2010), CIAVATTA (2012), DUARTE (2008), FRIGOTTO (2012), KUENZER (2004, 2013, 2017), MORAES e KÜLLER (2016), PARSONS (2010), RAMOS (2006, 2012, 2014), SAVIANI (2003, 2007) e SCHLICHTA (2009), entre outros, que dialogam acerca do ensino médio integrado, da integração curricular, do ensino da arte e da formação humana integral. Defende a proposta de integração apresentada como uma possibilidade, entre tantas outras, de concretizar práticas curriculares mais integradoras e significativas nos cursos técnicos integrados, junto aos estudantes em processo de formação.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimento
Descrição: O grupo vem sendo estruturado desde 1999 com o desenvolvimento das pesquisas Currículo e formação de educadores (2000-2001), Pensando os currículos prescritos e a formação continuada de educadores do ensino fundamental a partir dos currículos reais (2001-2002), Formação continuada de educadores e currículos reais (2002-2004), Currículo e formação continuada de educadores na complexidade do cotidiano escolar (2004-2006) e Os currículos realizados no cotidiano de escolas públicas do ensino fundamental (2007-2009), registradas na PRPPG/UFES e com financiamento de bolsas do PIBIC/CNPq. A produção do grupo tem se concentrado em duas direções articuladas: 1. produção teórica-epistemológica-metodológica nas áreas de currículo, cotidiano, cultura e formação de educadores, com destaque para a conclusão de 16 dissertações de mestrado e publicações nos livros/periódicos: O sentido da escola (DP&A,1999), Pesquisa no/do cotidiano (DP&A,2001), Método: pesquisa com o cotidiano (DP&A,2003), Currículo: pensar, agir, diferir (DP&A,2004), Cotidiano e diferentes saberes (DP&A,2006), Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo (Cortez,2005), Educação e Sociedade (CEDES,2007); além da apresentação de trabalhos nas 23ª, 25ª, 27ª, 28ª e 30ª Reuniões da ANPEd; I, II e III Congressos Internacionais Redes de Conhecimentos e Tecnologia, X, XI, XII e XIII ENDIPES, entre outros; e 2. produção técnica na forma de assessorias e consultorias a 5 secretarias municipais de educação e 3 instituições de ensino superior. Atualmente, o grupo é composto por professores e alunos da linha de pesquisa Cultura, currículo e formação de educadores, com investigações em torno dos temas: 1. práticas curriculares; 2. currículos em redes, 3. culturas e cotidianos escolares e 4. formação de educadores. O grupo mantém intercâmbio interinstitucional, desde 2002, com o Grupo de pesquisa do CNPq Cotidiano escolar e currículo , coordenado por Nilda Alves (UERJ).
Vigência: 2007 - Atual. 

Projeto: Currículo e formação continuada de educadores na complexidade do cotidiano escolar
Descrição: O projeto de pesquisa busca aprofundar as discussões realizadas nas pesquisas anteriores de modo a contribuir para a teorização das relações entre formação de educadores e currículo, a partir da problematização da relação entre as propostas instituidas pelo sistema público municipal de ensino de Vitória e as propostas instituintes no cotidiano de uma escola deste sistema que oferece o primeiro segmento do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.
Vigência: 2005 - Atual.

Projeto: Formação continuada de educadores e currículos reais
Descrição: O projeto objetiva propor, desencadear e avaliar, junto a educadores e alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Vitória, processos de intervenção curriculares de formação continuada, a partir da análise de fragmentos das redes de significados, saberes e práticas, tecidas e compartilhadas por e com esses sujeitos. Nossa intenção é ouvir estas pessoas em suas dúvidas, necessidades, preferências, espectativas e desejos para, junto a elas, viabilizar programas, cursos, oficinas, e outras ações no sentido de ajudá-las na luta diária pela invenção de uma escola pública crítica e comprometida com a transformação social. Trata-se de situarmos esses sujeitos cotidianos como protagonistas, como legítimos autores dessa invenção.
Vigência: 2002 - Atual.


Doutora Danielli Veiga Carneiro Sondermann 

Projeto: Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais Educacionais: pensando e repensando estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem
Descrição: O presente projeto tem como proposta a análise do uso de metodologias ativas de aprendizagem e de tecnologias digitais educacionais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. Trata-se de um projeto mais abrangente que visa contemplar subprojetos. Esses terão como foco a realização de investigações a partir de uma rede de colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais, professores e estudantes.
Vigência: 2017 - Atual.


 Doutor Edson Maciel Peixoto 

Projeto: História e memória da EPT local, regional e nacional
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Macroprojeto História e memórias no contexto da EPT do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Custo aluno-qualidade: qual o financiamento necessário para a educação infantil municipal de Cachoeiro de Itapemirim?
Descrição: A partir de um estudo exploratório qualitativo nas unidades de educação infantil municipais de Cachoeiro de Itapemirim, esta pesquisa propõe investigar o financiamento necessário para a implementação do Custo Aluno-Qualidade - CAQ nessas unidades, como mecanismo que aponta o quantitativo de recursos necessários para a garantia de, pelo menos, um padrão minimo de qualidade. Os sujeitos da pesquisa são todas as unidades de educação infantil públicas municipas de Cachoeiro de Itapemirim que atendem às crianças de quatro e cinco anos, ou seja, na etapa pré-escolar. Realizar essa investigação implica contribuir com o município nas discussões e ações acerca da implementação das metas previstas nos planos municipal, estadual e nacional de educação, e no cumprimento do princípio constitucional da ?[...] garantia de padrão de qualidade? no ensino (BRASIL, 1988, art. 206, VII). A adoção do Custo Aluno-Qualidade inicial ? CAQi consiste no passo inicial para que a educação efetive-se como direito de todos, para todos e em todos os lugares, e não privilégio de alguns que podem acessar unidades educacionais constituídas por insumos indispensaveis a processos educacionais organizados a partir de padrões de qualidade. Padrões esses que foram objeto do Parecer nº 8/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação ? CEB/CNE e que adotaremos, nesta pesquisa, para fins de diagnóstico e apontamentos das necessidades referentes a materiais, equipamentos, recursos humanos (docentes e não docentes), políticas de valorização dos profissionais de educação, bem como a relação de profissionais por criança atendida, estrutura administrativa, forma de gestão etc. Portanto, pesquisar a realidade das unidades educacionais da educação infantil, com o foco nos padrões de qualidade e mensurá-los financeiramente, expõe os desafios a serem perseguidos pela administração municipal para superar a dicotomia quantidade-qualidade presente ainda hoje nas políticas educacionais com vistas à garantia de qualidade socialmente referenciada na educação..
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Os sentidos atribuidos pelas crianças à cidade
Descrição: Está contemplada nas Diretrizes Gerais de Lei nº 10.257 de 2001 (Estatuto das Cidades), dentre outras, "a garantia do direito a cidades sustentáveis e a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano"; e como um dos instrumentos da política urbana, "a gestão orçamentária participativa". Ainda que tais prerrogativas significaram uma avanço importante na consolidação de políticas de planejamento das cidades, as crianças continuam sendo invisibilizadas como atores sociais com competências políticas (SARMENTO, 2007). A extensão desse fato tem ocasionado uma "invisibilidade cívica" das crianças em decisões que também dizem respeito às suas vidas. Resulta-se daí, um confinamento da infância a um espaço social condicionado e controlado pelos adultos. Se a participação política não se restringe ao poder do voto e nem se constitui como um dado etário, a cidadania política das crianças deveria constituir-se em um pressuposto importante na formulação das políticas públicas e das experiências entre as culturas infantis e as diferentes categorias geracionais. É com a compreensão das crianças como atores sociais com competências políticas de expressar suas opiniões e razões acerca da cidade que os objetivos ora enunciados se fundamentam.
Vigência: 2015 - Atual.

Projeto: Educação em Tempo Integral na Educação Infantil: um estudo das concepções e práticas no Estado do Espírito Santo
Descrição: A hipótese de que a experiência da educação integral na educação infantil se mantém principalmente sob a égide da ampliação do tempo de permanência da criança na instituição é um anúncio do quão se fazem necessários estudos e pesquisas que nos permitam compreender os diferentes desafios e motivações que têm se constituído em torno da demanda de ampliação do tempo integral ou da educação em tempo integral na educação infantil. Portanto, uma análise mais apurada dos diferentes processos que vem ocorrendo em torno da organização e implementação dessas propostas será um caminho importante para subsidiar as políticas de educação infantil. Com o intuito de compreender as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno do atendimento da educação infantil em tempo integral, propomos um estudo exploratório com o objetivo de mapear, bem como, analisar as experiências existentes em diferentes cidades do Estado do Espírito Santo, cujos contextos diversos (creche e pré-escola, campo e cidade, esfera pública e privada com ou sem fins lucrativos), tem feito emergir formas institucionalizadas e justificações múltiplas de ampliação do tempo de permanência das crianças em creches e/ou pré-escolas. Analisar as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno dos processos de organização e implementação do atendimento do tempo integral nas creches e nas pré-escolas como subsídios às políticas de educação infantil. Para atender as perspectivas apresentadas no objetivo geral, foram considerados os seguintes objetivos específicos: - Identificar os fatores de natureza econômica, administrativa, educacional, social e política que motivam a organização e implementação da educação infantil em tempo integral nas creches e pré-escolas; - Investigar os efeitos/consequências da educação infantil em tempo integral na vida das crianças e de suas famílias; na organização e administração escolar e nas práticas pedagógicas.
Vigência: 2013 - Atual. 


Doutora Marcia Gonçalves de Oliveira  

Projeto: O Moodle de Lovelace: Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para avaliação e inclusão em curso de programação a distância voltado para meninas
Descrição: Além de ser um ambiente de ensino de programação voltado para as meninas, o Moodle de Lovelace é um ambiente de pesquisa para o qual desenvolvemos tecnologias educacionais de análise da aprendizagem de programação e metodologias inovadores para o ensino e a avaliação de programação em uma perspectiva inclusiva. Com essa proposta de ser um ambiente de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, o Moodle de Lovelace tem como objetivo geral ofertar cursos de programação essencial, ativa, inclusiva e prática na modalidade a distância para atrair mulheres para a carreira de computação envolvendo alunos, professores, tutores e colaboradores na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e metodologias para evolução em trabalho colaborativo do Moodle de Lovelace.
Vigência: 2018 - Atual.


Doutora Maria José de Resende Ferreira 

Projeto: Estratégias para o ciclo turismo em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Trata-se de um trabalho de levantamento , mapeamento e definição do itinerário a ser apresentado como proposta para a implantação do ciclo turismo na cidade de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização e caracterização dos atrativos turísticos de Domingos Martins
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos da cidade.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Atualização, e caracterização dos atrativos turísticos de Santa Leopoldina
Descrição: Reconhecimento e caracterização dos atuais atrativos turísticos de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Caracterização dos meios de hospedagens de Santa Leopoldina
Descrição: Identificação, mapeamento e caracterização dos meios de hospedagens do município de Santa Leopoldina.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Reestruturação do turismo de base comunitária na comunidade de Retiro
Descrição: A proposta do projeto diz respeito a mobilização da comunidade quilombola de Retiro para promover a revisão e alinhamentos ao roteiro turístico de base comunitária.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Roteiro turístico em Araçatiba
Descrição: Definição de estratégias para produção de roteiro turístico de base comunitária em Araçatiba, Viana-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Potencialidades turísticas da Barra do Jucu- Vila Velha
Descrição: Levantamento e caracterização do potencial turístico da Barra do Jucu em Vila Velha-ES.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Afro turismo no município de Serra
Descrição: Definir estratégias para produção e divulgação do roteiro turístico em territórios negros do município da Serra.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: Retiro, Santa Leopoldina - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: A condição de pesquisa exploratória e descritiva, abre a possibilidade de inserção dos estudantes do mestrado em conjunto com estudantes egressos do curso técnico em guia de turismo, em especial, nesta respectiva etapa de pesquisa e de estudos sobre a comunidade de Retiro, localizada no município de Santa Leopoldina-ES. Trata-se portanto, de uma atividade que demanda envolvimento e comprometimento, no sentido de assegurar a realização da presente pesquisa, em sua primeira fase, relacionada ao reconhecimento e caracterização geral das comunidades populares, a partir do seu contexto histórico de origem e formação.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Serra - ES: caracterização e reconhecimento das potencialidades turísticas, históricas e culturais do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade em especial, por meio das escolas e das comunidades locais, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Araçatiba, Viana - ES: caracterização geral e reconhecimento das potencialidades turísticas do lugar.
Descrição: No âmbito do envolvimento da comunidade de Araçatiba, em especial, por meio da escola e da comunidade local, a realização do presente projeto em muito contribuirá para o repensar do papel da escola e sua relação com a comunidade historicamente marcada pela influência da cultura afrodescendente. Permitirá também o reconhecimento das potencialidades do lugar e a possível dinamização da economia local de base comunitária, com a intensificação das visitas orientadas pelos estudantes egressos e futuros guias de turismo.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Domingos Martins
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de formação continuada: agentes de operações em meios de hospedagens de Santa Leopoldina-ES
Descrição: Tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores dos municípios dotados de destacada vocação turística é que será realizado o curso de Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens. A oferta do curso para jovens e adultos trabalhadores vinculados ao curso de ensino fundamental-Eja, vem reafirmar o papel social e político dos Institutos Federais que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. Neste particular, em parceria com o Poder Público Municipal, a qualificação de jovens e adultos como Agentes de Operações Básicas em Meios de Hospedagens possibilitará a emancipação cidadã de jovens e adultos trabalhadores por meio do reconhecimento do potencial turístico dos municípios e por conseguinte o fortalecimento da identidade e sentimento de pertença. Outra importante contribuição diz respeito a afirmação dos princípios básicos da hospitalidade no atendimento de turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo, a geração de renda e divisas para o município.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: Projeto de pesquisa extensão: Caracterização da oferta e demanda turística de Santa Leopoldina-ES.
Descrição: Identificar e caracterizar a oferta turística de Santa Leopoldina para fins de apontar diretrizes à elaboração do plano municipal de turismo.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO IDENTIDADES E DIFERENTES DIMENSÕES DE INTEGRAÇÃO
Descrição: A proposta de pesquisa aqui apresentada tem como propósito dar continuidade aos estudos que vimos desenvolvendo no Núcleo 1 PPG-UFES da rede de Pesquisa, UFG-UFES-UnB, do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), Edital 49/2012, no período 2013-2017 , que ora encerra o seu percurso de trabalho coletivo. As pesquisas concluídas e sistematizações resultantes deste período indicam a necessidade de prosseguir em nível local com estudos voltados para o aprofundamento de algumas questões que persistem como desafios, como a das práticas de integração curricular, a da construção de currículos integrados nas práticas de educação de jovens e adultos (EJA) que incorporem os fundamentos da educação popular bem como de outras questões que, no percurso, foram se colocando como necessárias à abordagem teórico-epistemológica das políticas educativas em geral e, em específico, das políticas de EJA. Coerente com a abordagem epistemológica da educação popular, a pesquisa participativa é assim uma opção assumida inicialmente no movimento dessa investigação que se abre para dialogar com outras abordagens metodológicas buscando desocultar ?saberes e práticas da margem?, numa perspectiva transdisciplinar A pesquisa participativa, como opção metodológica é tomada como uma "mediação pedagógica capaz de contribuir na formação dos sujeitos envolvidos" (STRECK; ADAMS, 2017, p.41). Ainda reafirmando a opção pela educação popular e pela pesquisa participativa, assumimos "a perspectiva crítica , libertadora, desde a ótica do Sul [de forma associada] à dinâmica de luta pela descolonialidade do conhecimento" (p.42). No movimento de investigação das políticas e práticas, estaremos em uma primeira etapa prosseguindo, de forma orgânica, com o envolvimento junto a 2 escolas onde atuaram e atuam os professores de educação básica participantes da pesquisa anterior: a EMEF EJA 'Prof. Admardo Serafim de Oliveira' da Rede Municipal de Vitória, o Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a gestão de EJA da rede municipal de Cariacica. Esses loci de pesquisa continuam sendo, na presente proposta, os principais espaços de investigação na continuidade da pesquisa, o que não exclui a abertura para acolhimento de outros loci que venham a ser parte de investigações a serem desenvolvidas por mestrandxs, doutorandxs e estudantes de IC.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Curso de extensão de formação inicial em educação turística: território, identidade e pertencimento.
Descrição: Promover a formação de professores da rede municipal em educação turística com vistas a fortalecer a identidade e o sentimento de pertença dos munícipes por meio da identificação e reconhecimento das potencialidades turísticas do município de Santa Leopoldina, ES.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Ações compartilhadas: empreendedorismo turístico em Santa Leopoldina-ES
Descrição: Projeto de extensão relacionado à proposta de revisão do inventario turístico da cidade de Santa Leopoldina seguido da definição de diretrizes ao plano de desenvolvimento turístico.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Turismo de Base Comunitária: estudo e caracterização geográfica, histórica e sociocultural das comunidades populares de Vitória-ES
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Turismo, território, cultura e cidadania e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar, reconhecer e caraterizar as comunidades populares de Vitória-ES, a partir de seus aspectos geográficos, históricos e socioculturais com vistas a fomentar elaboração de roteiros turístico de base comunitária na cidade.
Vigência: 2017 - Atual.

Projeto: Estudo do perfil dos guias de turismo do Espírito Santo
Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Turismo, território, cultura e cidadania e ao programa de extensão Coletivo Pela Base: Educação e mobilização para o exercício da cidadania. O objetivo principal é Identificar e caraterizar o perfil dos guias de turismo do Espírito Santo.
Descrição: 2017 - Atual.

Projeto: Coletivo Pela Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania.
Descrição: Através de metodologias participativas, o programa de extensão denominado: Coletivo Pe-la Base: Educação e Mobilização para o exercício da Cidadania, é o embrião de uma proposta que se pretende inovadora no campo da relação ensino, pesquisa e extensão. Os princípios e valores desta proposta de atuação e intervenção estão alicerçados na interdisci-plinaridade, interprofissionalidade, na interculturalidade, no pluralismo e no exercício da ci-dadania. As iniciativas voltadas para o propósito da formação continuada através do ensino e da pesquisa estarão alicerçadas em atividades diversas com base nos princípios da mobi-lização para a efetiva participação social em ações compartilhadas comprometidas com a transformação social. A partir da produção e realização de atividades socioeducativas, cultu-rais, recreativas, de lazer e formação para a vida e o trabalho, buscar-se-á promover a inte-gração e cooperação entre os mais diversos entes sociais. Nesta perspectiva, a realização de em cursos, minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, eventos, estudos orientados em atividades cientificas, atividades associativas, além da vinculação à outros projetos de extensão e de pesquisa são algumas das ações voltadas para à promoção humana e a emancipação cidadã no viés do protagonismo social.

Projeto: Relações de Gênero, Memória e Educação Profissional: Interlocuções e mediações da escolarização feminina no Ifes.
Descrição: Essa proposta insere-se nas ações das pesquisas empreendidas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Profissional ? GEPEP, do Ifes campus Vitória e pela Rede de Pesquisa UFG/UFES/UnB do Programa Observatório da Educação (Obeduc/Capes/Inep). Assim, a proposta do estudo visa analisar, na perspectiva das relações de gênero, as experiências, as táticas e os movimentos produzidos no itinerário formativo das estudantes da EJA do Programa Mulheres Mil inseridas nos cursos técnicos, notadamente, no Proeja do Ifes campus Vitória. Pretendemos também, por meio do viés historiográfico, contribuir com a construção da História da Educação Profissional na rede federal, diferenciando-se daquelas já naturalizadas no âmbito acadêmico. Nosso intuito é desvelar que sua história também foi construída na interdição da mulher à escolarização e à profissionalização técnica e, que esses interditos, ausências e silêncios influenciaram, para a configuração da divisão sexual de trabalho e reforçaram a ?apropriação masculina da técnica? (HIRATA, 2002), contribuindo, ainda hoje, para a produção dos mecanismos de desigualdade das relações sociais de gênero. Utiliza-se da abordagem qualitativa com o apoio do Estudo de Caso conforme defendem Bogdan e Biklen (1994), entre outros. Os instrumentos para a produção dos dados consistem em entrevistas com as educandas dos Programas e da análise documental por meio das fontes primárias do acervo do Ifes na busca dos vestígios da inserção e da presença feminina nos cursos da instituição, que ao longo dos anos têm ofertado cursos considerados ?naturalmente masculinos?. Desse modo, além da avaliação dos programas de inclusão, empreendemos também um resgate histórico das relações de gênero estabelecidas na instituição e contribuiremos na recuperação das fontes documentais e na construção do Centro da memória e da identidade da instituição. Os intercessores teóricos são Nader (2005; 2007), Bruschini (2000), Hirata (2002), Ferreira (2003; 2012) e Nogueira (2003; 2009), entre outros. Acreditamos assim, que esse estudo possa contribuir para a (re)formulação de políticas públicas pelo Estado ou de ações afirmativas conduzidas por organizações ligadas à questão da mulher, no que diz respeito ao seu processo de escolarização e formação técnico-profissional.
Vigência: 2016 - Atual. 

Projeto: Grupo de Pesquisa em Educação Profissional Técnica - GEPEP
Descrição: Realizar estudos e pesquisas em Educação Profissional enfocando o desenvolvimento curricular na pespectiva da integração entre a formação geral humanística e a formação para o mundo do trabalho.
Vigência: 2009 - Atual.

 


Doutora Marize Lyra Silva Passos  

Projeto: Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce
Descrição: O projeto "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce" (Projeto Rio Doce Escolar) pretende realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas) atuantes nas escolas públicas da educação básica em 4 municípios (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares) localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é atender 50% das escolas, cerca de 140 escolas da região com formações de Educação Ambiental, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas que resultem em produtos educacionais gerando impactos reais para a escola e o município, produtos esses que pretendem articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a construção de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental. Serão ofertados 1 curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental de 240h, com 700 vagas, articulado com 1 curso de ?Especialização em Educação Ambiental? de 380h, com 140 vagas, que estarão articulados com 14 dissertações de Mestrado e 7 Teses de Doutorado de discentes do Programa EDUCIMAT. Para cada escola envolvida com o Projeto serão oferecidas 5 vagas para o curso de ?Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental?, sendo 3 vagas destinadas à docentes de diferentes disciplinas, 1 vaga para um gestor e 1 vaga para um representante da comunidade com formação superior que tenha/terá envolvimento direto com ações educativas desenvolvias na escola. Esses 5 diferentes atores educativos irão formar um GT (grupo de trabalho) para desenvolver ações de educação ambiental na Escola dentro de uma temática ambiental. O produto final gerado por cada um dos atores educativos no final do Aperfeiçoamento será um Relato de Experiência de uma Proposta Pedagógica Aplicada (PPA), onde todas as propostas estarão articuladas dentro de um único Projeto de Educação Ambiental Escolar. As diferentes PPA's serão construídas pelos educadores a partir das diferentes Metodologias Pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do curso de Aperfeiçoamento.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Criação e utilização de cursos MOOC
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas acerca de diversas temáticas que envolvem o planejamento, desenvolvimento e uso dos cursos MOOC. Considera as tendências atuais em pesquisa nessa área que se ocupam de análises voltadas para a qualidade dos cursos, explorando os aspectos relacionados à metodologia, ferramentas tecnológicas, design de aprendizagem, entre outros. Dentre essas temáticas destacam-se: Processos de criação de cursos; avaliação sobre o uso de MOOC; automatização de processos; granularidade de cursos/conteúdo; aprendizagem personalizada; gamificação em cursos; análise da aprendizagem e design de aprendizagem em cursos MOOC. A partir do desenvolvimento de planos de trabalho envolvendo esses temas, por meio de pesquisas realizadas, aperfeiçoando os processos de criação e implementação, o design e as metodologias e ferramentas utilizadas, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos MOOC ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para a formação continuada de servidores e para formação ao longo da vida da comunidade em geral.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais Educacionais: (re)pensando estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem
Descrição: O presente projeto tem como proposta a análise do uso de metodologias ativas de aprendizagem e de tecnologias digitais educacionais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. Trata-se de um projeto mais abrangente que visa contemplar subprojetos. Esses terão como foco a realização de investigações a partir de uma rede de colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais, professores e estudantes.
Vigência: 2017 - Atual.


Doutora Poliana Daré Zampirolli Píres  

Projeto: Avaliação do potencial acaricida do chorume de compostagem no controle do ácaro vermelho do cafeeiro
Descrição: Nos últimos 25 anos, o estado do Espírito Santo elevou sua capacidade produtiva de café conilon em 300%, consolidando-se como o maior produtor nacional dessa cultura. Em contrapartida, pragas e doenças, como o ácaro vermelho do cafeeiro Oligonychus ilicis, tornaram-se frequentes na cafeicultura conilon capixaba, causando danos e perdas econômicas. Extratos botânicos, microrganismos e produtos de compostagem podem ser usados no controle alternativo de pragas agrícolas, substituindo pesticidas sintéticos e reduzindo contaminações ambientais. O processo de compostagem é uma tecnologia sustentável de baixo custo com potencial na gestão dos resíduos orgânicos . Essa técnica tem sido estudada de forma científica desde 1930, gerando benefícios como a correta destinação do produto poluidor e geração de novos produtos provenientes da matéria prima poluente. Esta pesquisa propõe avaliar o potencial acaricida do chorume produzido pela compostagem de dejeto suíno misturado a maravalha, com ou sem casca de citrus, respectivamente, em O. ilicis. Espera-se agregar valor aos resíduos estudados, reduzindo o impacto poluidor desses, estimulando o manejo sustentável da cultura do café conilon.
Vigência: 2020 - Atual.

Projeto: O Moodle de Lovelace: Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para avaliação e inclusão em curso de programação a distância voltado para meninas
Descrição: Além, de ser um ambiente de ensino de programação voltado para as meninas, o Moodle de Lovelace é um ambiente de pesquisa para o qual desenvolvemos tecnologias educacionais de análise da aprendizagem de programação e metodologias inovadores para o ensino e a avaliação de programação em uma perspectiva inclusiva. Com essa proposta de ser um ambiente de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, o Moodle de Lovelace tem como objetivo geral ofertar cursos de programação essencial, ativa, inclusiva e prática na modalidade a distância para atrair mulheres para a carreira de computação envolvendo alunos, professores, tutores e colaboradores na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e metodologias para evolução em trabalho colaborativo do Moodle de Lovelace.
Vigência: 2018 - Atual.


 Doutora Pollyana dos Santos 

Projeto: FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: a construção de um glossário eletrônico
Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação interinstitucional. O presente projeto de pesquisa objetiva compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Nesse sentido, toma como problemática situar quais são os principais fundamentos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O campo empírico é um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos (Qualis A e B), nas quais se pretende a análise de conteúdo situando abordagens teórico-metodológicas e aprofundamento dos principais autores e conceitos que referenciam tais investigações. Fundamentam este projeto os estudos de M. M. MACHADO (2000) J. VENTURA (2012), M. H. LAFFIN (2012), M. H. LAFFIN e S. GAYA (2012) e A. SARTORI (2011). Sobre a questão de método de análise os estudos de K. Marx (2009), J. P. Netto (2011), C. Taffarel (2009) L. BARDIN (1995) C. CAMPOS (2004), S. HADDAD (2002) e J. ROMANOWSKI E R. ENS (2006) são fundamentais para orientar a investigação. Como resultado principal esperado da pesquisa será a sistematização dos fundamentos, conceitos e autores levantados e organizados em um conjunto de verbetes na forma de livro online na forma de um Glossário. Cada verbete tem a característica de um pequeno artigo escrito por um pesquisador ou pesquisadores brasileiros e estrangeiros.Temas investigados para produção dos verbetes do glossário: A: Adultos e Adultez; Alfabetização de Jovens e Adultos, Alfabetização de adultos e Educação Popular; Analfabetismo. B: Brasil Alfabetizado C: Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs), Currículo e EJA, Currículo emancipatório na EJA, Currículo por Competências. D: Docência na Educação de Jovens e Adultos, Direitos e Educação de Jovens e Adultos. E: Educação de Jovens e Adultos; Educação de Adultos; Educação ao Longo da Vida; Educação e Trabalho; Ensino Supletivo; Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, ENEJA- Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular, EJA e a Escolarização. F: Formação Permanente, Formação dos Educadores, Formação Inicial de Professores, Formação Continuada e/ou em serviço de Professores, Fóruns de EJA do Brasil, Financiamento da EJA. Freire e a Educação de adultos G Gramsci e Freire: contribuições para o campo da Educação de Adultos I: Integração da Educação Básica e da Educação Profissional, Intersetorialidade na EJA. J: Jovens na EJA, juvenilização. L: Legislação e a EJA. M: Materiais didáticos e a EJA. O: Omniteralidade e EJA. P: Pesquisa em EJA, Princípios de..., PROEJA EM e FIC. S: Saberes escolares na EJA, Saberes da Educação Popular. T: Trabalho como princípio educativo, Trabalho docente na EJA. O projeto aguarda aprovação de financiamento do Cnpq..
Vigência: 2015 - Atual

Projeto: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: políticas e processos pedagógicos em constituição em Santa Catarina
Descrição: O presente projeto propõe-se, mediante articulação político pedagógicas, analisar processos pedagógicos, a constituição de políticas públicas de EJA e a trajetória da formação docente para esta modalidade em Santa Catarina. Pretende-se, também construir um banco de dados acadêmicos e de fontes utilizadas para analisar o período estudado, articulando discussões teóricas mais amplas e permitindo outros estudos. Tem-se como base para socialização da pesquisa o sistema dos portais dos Fóruns de EJA, particularmente o de SC..
Vigência: 2010 - Atual.

 


Doutor Octávio Cavalari Júnior  

Projeto: Edução Profissional e Tecnológica
Descrição: Desenvolvimento de pesquisas que fazem correlação com EPT.
Vigência: 2016 - Atual.

Projeto: Afetividade e Aprendizagem nas Disciplinas de Cálculo do Curso de Administração
Descrição: O projeto faz levantamento de como a afetividade pode colaborar para o ensino de cálculo no curso superior de administração.
Vigência: 2015 - Atual.


Doutora Renata Gomes de Jesus 

Projeto: BUSINESS INTELLIGENCE APLICADO À GESTÃO DA MANUNTENÇÃO
Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de soluções para otimizar e automatizar o planejamento e controle da manutenção com o uso de ferramentas e metodologias de Business Intelligence (BI). O BI é possibilita otimizar e facilitar o processo decisório desde a extração de dados até a divulgação das informações, provendo o auxílio necessário para que os tomadores de decisão adotem soluções eficientes e efetivas com qualidade e que permeiam a organização como um todo eliminando, assim, atividades e metodologias improdutivas. Essa ferramenta é de extrema importância para o setor de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), pois todos os dados atrelados à manutenção dos ativos, como custos, tempo entre falhas, estado de conservação dos equipamentos, o tipo de manutenção a ser feita, tempo de manutenção, análise de falhas, dentre outros, são geridos pelo PCM, o que o torna uma área de grande importância para empresas de todos os setores.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: Organizações públicas e tecnologias de gestão
Descrição: O projeto visa entender como se desenvolvem as práticas de gestão, com foco nos processos administrativos, de gestão mercadológica e de gestão de pessoas das organizações públicas da Educação Profissional e Tecnológica, de forma a realizar uma análise crítica dos conteúdos teóricos e das práticas de gestão, baseada em abordagens, modelos e críticas com apoio em diferentes campos do conhecimento científico. Ainda estuda e pesquisa as questões que objetivam o desenvolvimento organizacional dessas instituições no que tange os processos administrativos, de gestão mercadológica e de gestão de pessoas, com foco no aprimoramento de estratégias funcionais, direcionadas a eficiência e a eficácia da administração pública.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM CRIATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de produtos educacionais com foco no ensino de conteúdos da Engenharia Elétrica tendo o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, os alunos matriculados nas disciplinas de Projetos Aplicados I, II e III do curso superior em Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo serão orientados para desenvolverem apostilas, vídeos, animações, entre outros produtos que possam ser utilizados por professores para o ensino de disciplinas relacionadas com a Engenharia Elétrica tanto em nível superior quanto em nível técnico.
Vigência: 2021 - Atual.


 Doutor Rogério Omar Caliari 

Projeto: Estudos dos impactos da formação de jovens por Alternância na América
Descrição: O projeto de pesquisa ora proposto nasce do desassossego dos sujeitos que compõem as diferentes redes do sistema de Formação por Alternância na América, reunidos na Associação Internacional do Movimentos Familiares de Formação Rural (AIMFR), acerca dos impactos da especificidade formativa por alternância na vida dos jovens, considerando sua trajetória e expansão nas mais diversas comunidades camponesas dos países Canadá, México, Argentina, Peru, Guatemala, Espanha e Brasil , bem como o trabalho pautado nos quatro pilares, a saber: Pedagogia da Alternância; Associação local, Desenvolvimento Sustentável e Formação Integral.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Programa Educação do Campo
Descrição: Visa promover processos de formação continuada de professores do campo que atuam em comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pomeranos, agricultores familiares em geral). Busca superar a dicotomia cidade-campo, bem como fortalecer lutas coletivas por educação pública de qualidade para todos.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Culturas, Parceria e Educação do Campo
Descrição: Objetiva analisar pressupostos teóricos e práticos da educação do campo, utilizando abordagens qualitativas. São investigadas práticas junto a diferentes sujeitos(crianças, adolescentes, jovens, mulheres etc.) e grupos sociais campesinos num sentido mais amplo (indígenas, quilombolas, pomeranos, sem-terra, agricultores campesinos de modo geral). Discutem-se aspectos da interculturalidade na sua relação com o campesinato.
Vigência: 2008 - Atual. 

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