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Projetos de Pesquisa - Doutora Danielle Piontkovsky

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h29

Índice de Artigos

Doutora Danielle Piontkovsky 

Projeto: DIALOGANDO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: PRESSUPOSTOS E MOVIMENTOS DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Descrição: 
A proposta deste projeto objetiva problematizar, no contexto de processos formativos de profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Ifes, perspectivas de práticas pedagógicas integradoras e contextualizadas para a realização do currículo integrado, bem como a ampliação dos conhecimentos dessa área de modo a contribuir com a formação humana integral.
Vigência: 2022 - Atual.

Projeto: ENTRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRESENCIAIS E NÃO PRESENCIAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS CURRICULARES DO CONTEXTO PANDÊMICO
Descrição: A investigação busca problematizar a implementação de práticas com ênfase nas perspectivas da integração curricular e da formação humana integral, assim como destaca as conexões entre as tecnologias digitais utilizadas e o currículo integrado no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Vigência: 2021 - Atual.

Projeto: SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE PESQUISA-FORMAÇÃO DOCENTE
Descrição: Intrínseca à prática humana, a avaliação assume na educação escolar um importante destaque no acompanhamento e na potencialização do processo de ensino-aprendizagem protagonizado por professores e educandos e, por consequência, na consecução dos compromissos políticos assumidos pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, este projeto de pesquisa objetiva investigar os sentidos de avaliação escolar produzidos pelos professores da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vila Velha, problematizando a ampliação desses sentidos a partir do diálogo entre os saberes produzidos no cotidiano escolar e as teorizações desse campo do conhecimento. Para isso, em diálogo com a perspectiva de Educação Profissional e Tecnológica (CIAVATTA, 2012; FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012; RAMOS, 2014), de avaliação escolar (ESTEBAN, 2001, 2008, 2010; AFONSO, 2000; FERNANDES, 2009) e de professor-pesquisador (ESTEBAN, ZACCUR, 2002), propomos a realização de uma pesquisa qualitativa, utilizando como principal recurso metodológico "rodas de conversa" (WARSCHAUER, 2001) com os professores, que se configuram numa perspectiva de estudo exploratório. O produto educacional será um "Guia de Formação de Professores em Avaliação Escolar", construído coletivamente a partir da experiência com as rodas de conversa.
Vigência: 2019 - Atual.

Projeto: A ARTE E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EPT: A RELAÇÃO ENTRE NÚCLEO COMUM E NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Descrição: Essa pesquisa objetiva apresentar uma abordagem do ensino da arte como potencial para práticas integradoras entre a disciplina de Arte e as disciplinas do núcleo profissionalizante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (EMI), compreendendo esta integração curricular como importante ferramenta para a aprendizagem, enriquecendo cada disciplina envolvida e contribuindo para experiências educativas significativas, de acordo com as legislações educacionais atuais que confirmam as conquistas políticas dessa modalidade de ensino. Apresenta conceitos fundamentais que buscam subsidiar esta aproximação: educação integrada, integração curricular, trabalho como princípio educativo, politecnia e ensino da arte. A metodologia de pesquisa se configura numa abordagem qualitativa, usando pressupostos da pesquisa com os cotidianos por entender que as relações acontecem em meio ao que está sendo feito nesses cotidianos. Por ser tratar de um programa de mestrado profissional, o produto educacional a ser elaborado coletivamente envolverá a professora de Arte e os professores que ministram as disciplinas do núcleo profissionalizante, em Grupos de Trabalho, afim de elaborar Cartões Postais com imagens e sugestões de integração entre os conteúdos dessas disciplinas, pretendendo contribuir com a superação da fragmentação do conhecimento e o fortalecimento do lugar da arte no processo de formação humana. As teorizações são embasadas por BARBOSA (2002, 2009, 2010), CIAVATTA (2012), DUARTE (2008), FRIGOTTO (2012), KUENZER (2004, 2013, 2017), MORAES e KÜLLER (2016), PARSONS (2010), RAMOS (2006, 2012, 2014), SAVIANI (2003, 2007) e SCHLICHTA (2009), entre outros, que dialogam acerca do ensino médio integrado, da integração curricular, do ensino da arte e da formação humana integral. Defende a proposta de integração apresentada como uma possibilidade, entre tantas outras, de concretizar práticas curriculares mais integradoras e significativas nos cursos técnicos integrados, junto aos estudantes em processo de formação.
Vigência: 2018 - Atual.

Projeto: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimento
Descrição: O grupo vem sendo estruturado desde 1999 com o desenvolvimento das pesquisas Currículo e formação de educadores (2000-2001), Pensando os currículos prescritos e a formação continuada de educadores do ensino fundamental a partir dos currículos reais (2001-2002), Formação continuada de educadores e currículos reais (2002-2004), Currículo e formação continuada de educadores na complexidade do cotidiano escolar (2004-2006) e Os currículos realizados no cotidiano de escolas públicas do ensino fundamental (2007-2009), registradas na PRPPG/UFES e com financiamento de bolsas do PIBIC/CNPq. A produção do grupo tem se concentrado em duas direções articuladas: 1. produção teórica-epistemológica-metodológica nas áreas de currículo, cotidiano, cultura e formação de educadores, com destaque para a conclusão de 16 dissertações de mestrado e publicações nos livros/periódicos: O sentido da escola (DP&A,1999), Pesquisa no/do cotidiano (DP&A,2001), Método: pesquisa com o cotidiano (DP&A,2003), Currículo: pensar, agir, diferir (DP&A,2004), Cotidiano e diferentes saberes (DP&A,2006), Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo (Cortez,2005), Educação e Sociedade (CEDES,2007); além da apresentação de trabalhos nas 23ª, 25ª, 27ª, 28ª e 30ª Reuniões da ANPEd; I, II e III Congressos Internacionais Redes de Conhecimentos e Tecnologia, X, XI, XII e XIII ENDIPES, entre outros; e 2. produção técnica na forma de assessorias e consultorias a 5 secretarias municipais de educação e 3 instituições de ensino superior. Atualmente, o grupo é composto por professores e alunos da linha de pesquisa Cultura, currículo e formação de educadores, com investigações em torno dos temas: 1. práticas curriculares; 2. currículos em redes, 3. culturas e cotidianos escolares e 4. formação de educadores. O grupo mantém intercâmbio interinstitucional, desde 2002, com o Grupo de pesquisa do CNPq Cotidiano escolar e currículo , coordenado por Nilda Alves (UERJ).
Vigência: 2007 - Atual. 

Projeto: Currículo e formação continuada de educadores na complexidade do cotidiano escolar
Descrição: O projeto de pesquisa busca aprofundar as discussões realizadas nas pesquisas anteriores de modo a contribuir para a teorização das relações entre formação de educadores e currículo, a partir da problematização da relação entre as propostas instituidas pelo sistema público municipal de ensino de Vitória e as propostas instituintes no cotidiano de uma escola deste sistema que oferece o primeiro segmento do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.
Vigência: 2005 - Atual.

Projeto: Formação continuada de educadores e currículos reais
Descrição: O projeto objetiva propor, desencadear e avaliar, junto a educadores e alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Vitória, processos de intervenção curriculares de formação continuada, a partir da análise de fragmentos das redes de significados, saberes e práticas, tecidas e compartilhadas por e com esses sujeitos. Nossa intenção é ouvir estas pessoas em suas dúvidas, necessidades, preferências, espectativas e desejos para, junto a elas, viabilizar programas, cursos, oficinas, e outras ações no sentido de ajudá-las na luta diária pela invenção de uma escola pública crítica e comprometida com a transformação social. Trata-se de situarmos esses sujeitos cotidianos como protagonistas, como legítimos autores dessa invenção.
Vigência: 2002 - Atual.

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